Quase 3 mil carros são multados no Rio por estacionamento irregular durante o Carnaval

Desse total, 227 veículos foram rebocados; Prefeitura também apreendeu mais de 17 mil produtos vendidos ilegalmente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de guarda municipal conversando com motorista na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária do Rio - Foto: Divulgação/GM-Rio

Desde a última sexta (17/02) até a Quarta-feira de Cinzas (22/02), a Prefeitura do Rio de Janeiro aplicou 2.562 multas e rebocou 227 veículos em áreas destinadas ao Carnaval na capital fluminense.

Agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da cidade apreenderam mais de 17 mil produtos vendidos ilegalmente, assim como tendas, fritadeiras, churrasqueiras e carrinhos de carga. Paralelamente, foram aplicadas 162 multas e removidos 2.561 ambulantes irregulares.

De acordo com o Poder Executivo municipal, um dos principais problemas flagradas pelos fiscais foi a comercialização de bebidas em garrafas de vidro, que podem colocar a vida das pessoas em risco.

”O planejamento do carnaval é dinâmico, a execução mais ainda, mas o balanço operacional é bem positivo. Nós conseguimos trazer, num intervalo curto de tempo, que os espaços públicos em que os blocos passaram para um estado de normalidade, mitigando os transtornos para as pessoas que estavam simplesmente passando e para o folião que iria retornar para casa ou se deslocar para outro lugar. A gente não só fez operações de ordenamento para o carnaval, mas um cuidado com os pontos turísticos, rotas de saída e entrada da cidade, além das praias. Apreendemos muitas garrafas de vidro e estruturas que colocam a vida das pessoas em risco, multamos veículos e rebocamos também para dar fluidez nas vias”, diz o secretário Brenno Carnevale.

Advertisement

Vale ressaltar que os agentes também atuaram nas praias cariocas para coibir o loteamento nas areias, sendo aplicadas 53 multas aos barraqueiros que insistiram em cometer essa prática.

Para a ”Operação Carnaval 2023”, foram empregados 4 mil agentes. Desse total, 1.481 guardas municipais atuaram em ações de trânsito nos bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Marquês de Sapucaí e da Nova Intendente (onde desfilam escolas de divisões inferiores ao Grupo Especial e à Série Ouro) visando o deslocamento dos carros alegóricos, além dos trajetos dos blocos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.

”Tivemos um saldo bastante positivo nesta operação, que reforça a vocação do Rio para o turismo e para a realização de eventos de grande magnitude. A Guarda Municipal trabalhou de forma incansável para dar suporte aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo e na Nova Intendente, além do carnaval de rua, que foi retomado esse ano. Tivemos o registro de 8 conduções para delegacia, apoio em casos de mal súbito e intervenções em tumultos nos blocos, mas de uma maneira geral, os cariocas e visitantes da nossa cidade puderam aproveitar toda a alegria do Carnaval Carioca”, diz o inspetor geral José Ricardo Soares, comandante da Guarda Municipal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 3 mil carros são multados no Rio por estacionamento irregular durante o Carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui