Quase 30% dos consumidores estão confiantes com retomada da economia fluminense para os próximos três meses

Apesar disso, também houve aumento das respostas pessimistas. Em dezembro, o registro foi de 47,1% e agora 51,1% em janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Dikran Junior

O otimismo dos consumidores em relação à economia do Rio de Janeiro para os próximos três meses aumentou, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), feita entre os dias 16 e 23 de janeiro, com 429 pessoas. De acordo com o levantamento, 29,1% estão confiantes ou muito confiantes, contra 28,5% da sondagem anterior. Apesar disso, também houve aumento das respostas pessimistas (47,1% em dezembro para 51,1% em janeiro). Isso ocorreu devido à diminuição do percentual de consumidores que consideram que o quadro econômico fluminense não irá se alterar. Em janeiro, ficou em 19,8% ante 24,5% do mês anterior.

Nos últimos três meses, 40,6% tiveram muito medo de perder o emprego, 19,6% afirmaram que tiveram pouco medo e 39,9% não tiveram medo. Em relação aos próximos três meses, 37,3% disseram que estão com muito medo de perder o emprego, enquanto 41,3% não têm esse temor e 21,4% relataram estar com pouco medo.

O número de consumidores inadimplentes ou muito inadimplentes nos últimos três meses ficou em 31,2%. Ficaram pouco inadimplentes 16,3%. 52,4% não ficaram inadimplentes.

Entre os que ficaram inadimplentes, o cartão de crédito continua sendo o maior motivo, com 68%, seguido de crédito pessoal (35,5%), luz, gás, telefone, água e internet (33,5%), cheque especial (29,6%) e IPVA (18,7%). 72,9% responderam que tiveram mais de uma inadimplência.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

O número de consumidores endividados ou muito endividados nos últimos três meses, de acordo com a nova pesquisa, ficou em 44,8%. Os pouco endividados são 26,1%. 29,1% não ficaram endividados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 30% dos consumidores estão confiantes com retomada da economia fluminense para os próximos três meses

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui