Quase 45% das vendas de medicamentos controlados são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos

O Instituto Rio21 analisou os dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que registra as vendas de medicamentos controlados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

O Instituto Rio21 acessou os dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que registra as vendas de medicamentos controlados. A análise dos dados trata especificamente do ano de 2020 na cidade do Rio de Janeiro. Os dados foram acessados através da Base dos Dados e são disponibilizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como esperado, a maior parte dos medicamentos vendidos foram prescritos por profissionais associados ao Conselho Regional de Medicina. Pouco mais de 10% são prescritos por aqueles associados ao Conselho Regional de Odontologia:

image 12 Quase 45% das vendas de medicamentos controlados são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos

Percentual de vendas de remédios controlados, por conselho prescritor. Fonte: SNGPC. Elaboração: Instituto Rio21.

Os dados mostram que quase 45% das vendas desses medicamentos na cidade são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos de idade. Quase 11% têm entre 0 e 10 anos de idade.

Advertisement
image 13 Quase 45% das vendas de medicamentos controlados são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos

Percentual de vendas de remédios controlados, por idade. Fonte: SNGPC. Elaboração: Instituto Rio21.

Uma informação a título de curiosidade é que, durante o ano de 2020, a Azitromicina foi a sexta droga mais vendida na cidade do Rio de Janeiro, coincidindo com um período em que a droga era indicada erroneamente como eficaz contra a Covid-19. Ainda assim, a droga possui uma série de outros usos, em particular no tratamento de infecções bacterianas, e também era muito vendida na cidade em anos anteriores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 45% das vendas de medicamentos controlados são realizadas para pessoas entre 21 e 50 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui