Quase 90% dos turistas visitam o Rio a lazer; mais de 65% mostram satisfação com a segurança

Pesquisa Fecomércio ouviu 855 pessoas entre os dias 16 e 22 de agosto; maioria dos turistas nacionais é paulista, e internacionais, chilenos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia do Flamengo, na Zona Sul do Rio - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Estudo divulgado nesta sexta-feira (20/10) pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ) aponta que cerca de 86% dos turistas que estiveram no Rio de Janeiro recentemente viajaram a lazer, enquanto quase 6% visitaram a cidade a negócios.

A pesquisa ouviu 855 pessoas, entre brasileiros de outros estados e estrangeiros, de 16 a 22 de agosto. Desse total, 44,6% já tinham visitado o Rio anteriormente, enquanto 55,4% estiveram na capital fluminense pela primeira vez.

De acordo com o levantamento, os pontos turísticos mais visitados em solo carioca foram Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Museu do Amanhã, AquaRio, Praia de Copacabana, Escadaria Selarón e o Estádio do Maracanã.

Paralelamente, locais como Parque Lage, Jardim Botânico, Lapa, Lagoa Rodrigo de Freitas, Santa Teresa e Mirante Dona Marta também foram citados como interessantes para visitação.

Advertisement

Em relação a outros municípios fluminenses, Búzios é o preferido dos turistas, com 41,5%, seguido de Arraial do Cabo (33,7%) e Angra dos Reis (31,6%).

Vale ressaltar que o nível de satisfação dos entrevistados com a visita ao Rio atingiu a nota 9,3 (a pontuação máxima era 10).

Outro ponto de destaque é sobre segurança. Isso porque 41,9% acreditavam que o Rio seria inseguro. A pesquisa, porém, aponta que 66,5% dos entrevistados se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com a segurança na cidade.

Divisão de turistas

Segundo a pesquisa, 66,8% dos entrevistados eram turistas brasileiros, sendo 28,9% paulistas; 8,6% mineiros; 7% gaúchos; 6,7% catarinenses; e 6,1% paranaenses.

Já os visitantes estrangeiros representavam 33,2%, distribuídos da seguinte forma: chilenos (13,7%); franceses (13%); estadunidenses (12%); argentinos (10,6%); britânicos (4,9%); e mexicanos (4,9%).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase 90% dos turistas visitam o Rio a lazer; mais de 65% mostram satisfação com a segurança
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui