Quase três anos depois, moradores do Camorim continuam reclamando de buracos no calçamento histórico do bairro

Além de falhas entre uma pedra e outra, existem também muitos blocos soltos, o que pode causar acidentes envolvendo veículos e pedestres

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fotos enviadas por moradores do bairro

Em junho de 2020, o DIÁRIO DO RIO fez uma matéria sobre diversas falhas no calçamento de pedras na subida próximo à histórica Igreja de São Gonçalo do Amarante, no bairro do Camorim, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Quase três anos depois, o problema continua.

Além de falhas, buracos, entre uma pedra e outra, existem também muitos blocos soltos, o que pode causar acidentes envolvendo veículos e pedestres.

“Está tudo a mesma coisa há anos. Uma vez, uma van teve o tanque de óleo perfurado por um desses paralelepípedos quando subia. A pedra estava com uma ponta para cima e perfurou o fundo do carro”, conta uma moradora.

Os moradores do bairro dizem que há anos fazem reclamações à Prefeitura, no entanto, o problema não é corrigido.

Advertisement

“Quando chove é pior ainda, porque a água vai retirando toda a terra que dá sustentação às pedras e elas ficam soltas. Passam muitos veículos pesados, com isso só vai piorando”, afirma uma moradora que complementa: “É patrimônio histórico, mas eles não restauram nada por aqui”.

Procurada pela reportagem, a Subprefeitura da região informou que “não são paralelepípedos. Trata-se de um calçamento ‘Pé de Moleque’. A Subprefeitura da Barra solicitou para a Secretaria de Conservação uma análise para entender qual serviço (especial) pode ser realizado no local, tendo em vista que o Sítio Arqueológico do Engenho do Camorim foi tombado pelo IPHAN em 1965. E está dentro da área do Quilombo do Camorim que é certificado pela Fundação Cultural Palmares (FPC) desde 2014”.

A Secretaria Municipal de Conservação disse que “mandará uma equipe até a Estrada do Camorim, na subida próxima à igreja de São Gonçalo do Amarante, a fim de fazer vistoria e analisar as necessidades do local, de forma a incluir os reparos em sua programação”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quase três anos depois, moradores do Camorim continuam reclamando de buracos no calçamento histórico do bairro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui