Quatro destinos literários para conhecer de ônibus

Nesta sexta, dia 29, foi comemorado o Dia Nacional do Livro e o turismo literário brasileiro é a dica da coluna DoRioproRio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Existem diversas modalidades de turismo. Há quem viaje pelas opções gastronômicas e de passeios, enquanto outras pessoas priorizam locais com variedades de lojas para fazer compras. Existem gostos para todo o tipo de viagem – inclusive para quem adora uma boa leitura. Nesta sexta, dia 29, foi comemorado o Dia Nacional do Livro, e a coluna DoRioproRio vai aproveitar a data para indicar 4 destinos de turismo literário brasileiro que da para ir de ônibus – todos operados pelo Grupo JCA.

Minas Gerais

No estado mineiro, a atração principal fica por conta do Circuito Guimarães Rosa, onde o turista tem a oportunidade de conhecer toda a vida do escritor, além de apreciar os costumes sertanejos – como as festas tradicionais, cavalgadas e comidas típicas. O Circuito é feito pelas cidades de Cordisburgo (cidade natal do autor), Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Graça, Pirapora e Presidente Juscelino. Em cada destino, o turista conhecerá capelas, museus e apresentações de obras oficiais totalmente preservadas. No site da Viação Cometa, por exemplo, é possível encontrar viagens partindo do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, capital mineira que fica a 1 hora de distância de Cordisburgo.

São Paulo

Quem visita a famosa Avenida Paulista, dominada por altos prédios e empresas, muitas vezes não imagina que exista um espaço dedicado à memória de um escritor: a Casa das Rosas, instituição ligada a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que abriga o acervo do poeta Haroldo Eurico Browne de Campos, mais conhecido como Haroldo de Campos. Diversas atividades literárias e culturais acontecem por lá e muitas ligadas à poesia. Em São Paulo, há também a Casa da Colina do poeta, escritor e jornalista Guilherme de Almeida. A casa onde o artista viveu foi transformada em museu, mantendo a decoração e o acervo de livros e obras de arte do poeta. No site da Auto Viação 1001 é possível, por exemplo, encontrar viagens partindo do Rio de Janeiro para São Paulo.

Rio Grande do Sul

É na capital gaúcha, Porto Alegre, que fica a Casa de Cultura Mario Quintana – um espaço reservado que conta a vida toda do autor. O local é um antigo hotel onde Mario Quintana morou por mais de 20 anos e, além de apresentação de obras do escritor, o recinto também é voltado para o cinema, música, artes visuais, dança, teatro, literatura e realização de oficinas e eventos ligados a todas as formas de arte.

Rio de Janeiro

Para os visitantes e moradores, além das belas praias, o Rio de Janeiro é um grande berço cultural e, na literatura, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Lima Barreto tinham grande apreço pela cidade. O Caminho das Estátuas Literárias é o principal roteiro literário do Rio. O itinerário conta com visitas às estátuas de Carlos Drummond de Andrade em Copacabana; à Academia Brasileira de Letras, onde o pátio do local é a principal atração com uma homenagem a Machado de Assis, o dono da cadeira n° 23 da instituição; e à Lapa, na Rua do Lavradio, onde também há uma homenagem ao jornalista e escritor Lima Barreto. No site da Viação Cometa, por exemplo, é possível encontrar viagens partindo de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

Curtiu a dica? Me segue no Instagram @dorioprorio_ddr

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quatro destinos literários para conhecer de ônibus
lapa dos mercadores 2024 Quatro destinos literários para conhecer de ônibus
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui