Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro

Nesta matéria, recordamos antigas lojas que hoje em dia não existem mais, porém estão na memoria do carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Lojas de departamento existem aos montes atualmente. Entretanto, há alguns anos atrás não eram tão diversificadas e as que existiam geravam uma “familiaridade” no comprador. Muitos desses antigos locais, hoje, não existem mais, porém estão na memoria do carioca. Neste texto iremos recordar algumas delas.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Mesbla

mesbla niteroi por carlos ruas 1956 Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro

A Mesbla nasceu em 1912 e com uma proposta diferente: seu negócio envolvia importação de maquinário, automóveis, aviões e outros equipamentos e era administrada por um empresário francês chamado Luiz La Saigne. Em 1924, La Saigne decidiu transformar o estabelecimento carioca em uma firma autônoma, com o nome de Sociedade Anônima Brasileira Estabelecimentos Mestre et Blatgé, que em 1939 passou a denominar-se Mesbla S.A.

Na década de 1950, Luiz havia falecido, mas a Mesbla ainda estava viva. A empresa tinha lojas instaladas nas principais capitais do país e em algumas cidades do interior. Em 1952, foi inaugurada sua primeira loja de departamentos, no prédio da Rua do Passeio, no Centro do Rio de Janeiro, e a diversificação de atividades nas décadas de 1960 e 1970 transformou a Mesbla em uma das maiores empresas do país, com 180 lojas pelo Brasil.

Já em 1997 foi adquirida pelo empresário Ricardo Mansur, dono do Mappin, contemporânea, fundada em 1913, e grande concorrente da Mesbla. O novo dono tentou inovar, abrindo outras lojas em Santos, Shoppings e até um ponto eletrônico de vendas para comercio à distância, entretanto, todo o esforço foi por água a baixo, pois em junho de 1999 as redes Mappin fecharam, o que ocasionou, no mês seguinte, o encerramento das atividades da Mesbla.

Advertisement

Arapuã

12289503 1636398216614363 4924370886185175560 n Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro

Antiga concorrente da Casas Bahia, a Arapuã foi uma loja que teve seu início em São Paulo, 1957, e que logo conseguiu conquistar o Brasil inteiro, incluindo o Rio de Janeiro. A rede foi fundada por Jorge Wilson Simeira Jacob, quando ele ainda era menor de idade, que recebeu uma loja de tecidos de herança de seu pai e junto com os materiais decidiu inovar com outras mercadorias, como liquidificadores e anos depois desistiu dos tecidos e investiu no mercado de eletrodomésticos.

Em 1990, a casa era uma das mais populares do país, atingindo o posto a maior varejista de eletrodomésticos do Brasil e concorrente direto de outras empresas como Casas Bahia e Ponto Frio, e chegou ao seu maior lucro de 2,2 bilhões em 1996. Mas, o sucesso acabou em 1998, quando a empresa quebrou. Em uma viagem ao Estados Unidos, Jorge teve uma ideia ariscada, fechando 120 de suas 265, lojas e reduziu a linha de produtos de 7500 para 700 itens, concentrando apenas nos eletroeletrônicos e o tiro saiu pela culatra já que os resultados mostram a má decisão, porque em três anos o faturamento caiu de 800 milhões para 430 milhões e esse foi o começo da falência da Arapuã.

Ainda nos anos 1990 a dívida da empresa com credores chegava a mais de 1 bilhão e os credores contestaram os planos de recuperação judicial da Arapuã, entre a Philips e a Evadin (Fabricante da Mitsubishi) que pediram a falimento da empresa várias vezes. Em 2003, foi decretada sua a falência pela primeira vez e, depois de muita briga na justiça, em março de 2009 o Superior Tribunal de Justiça finalmente se decidiu pela insolvência da empresa.

Casa Sloper na Tijuca1 1280x720 1 Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro

Casa Sloper

Na década de 1950, uma das maiores lojas da Casa Sloper existia no Rio de Janeiro, sendo considerado um ponto tradicional da sociedade na época. Seus produtos transitavam entre acessórios, como como cordões, pulseiras, anéis, brincos, como também vendiam cosméticos, roupas femininas, masculinas e infantil, além de trajes de cama e mesa, brinquedos, cristais e objetos de decoração. Era uma casa onde se podia achar um pouquinho de tudo para a beleza pessoal e a do lar.

E a Casa Sloper era considerava mais do que uma simples loja de vendas e sim uma experiência, familiais passeavam no centro carioca apenas para verem as joias expostas nas vitrines, joias essas que chegaram a inspirar uma canção de João Bosco. Em “Bijuterias”, o cantor e compositor diz: “Transparentes, feito bijuteria da Sloper da Alma”. A canção fez sucesso como tema da novela “O Astro”, no final dos anos 1970.

A Zona Norte do Rio também teve suas Slopers. A loja tinha filiais menos charmosas, porém igualmente simbólicas, na Tijuca e no Méier, e em Petrópolis, também tinha uma Sloper para quem subia a Serra. Até o Nordeste do país foi contemplado. Na Bahia, o endereço era na famosa Rua Chile, 21, no centro de Salvador. Mas, infelizmente, o sucesso carioca veio ao fim, contudo, a memoria ainda é eterna de cabeça de muitas pessoas.

Supermercados Peg Pag

foto 1 1 Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro

Na primeira metade da década de 1950, uma inovação no varejo brasileiro nascia, a criação de supermercados bem sucedidos no país, como o Supermercado Peg Pag, que investia em ofertas como o famoso “Pegue 2 – Pague 1”, além dos grandes e variados tipos de produtos e ainda contava com estacionamento gratuito, sistema de ar-condicionado, uma raridade à época, e farta distribuição de hot dogs por algum tempo.

Em 23 de dezembro de 1954, surgia a primeira unidade dos Supermercados Peg-Pag, na rua Rego Freitas, 172, na região central da Paulicei e o principal mentor da idealização e sucesso do primeiro supermercado brasileiro veio da mente de Raul Borges, empresário bem sucedido da época. No ano de 1955, o empresário prometeu uma abertura de mercado a cada seis meses e cumpriu essa promessa até meados de 1958.

Porém, São Paulo já estava ficando pequena para tantas redes e a expansão em metrópoles brasileiras aconteceu, seguindo com uma nova rede em nossa bela cidade maravilhosa. Em março de 1963, com a abertura da sua primeira unidade no Rio de Janeiro, em um dos corredores mais badalados da cidade, a rua Visconde de Pirajá, em Ipanema e nos meses seguintes continuaram com a ambição de conquista territorial, abrindo outras lojas em pontos igualmente valorizados como Leblon, Copacabana e Grajaú. Em dois anos, o Peg Pag já era um dos maiores sucessos do Rio. A loja mais emblemática da rede no Rio era na esquina da Bartolomeu Mitre com a Mário Ribeiro, num prédio – hoje demolido – onde hoje funciona parte do Hospital Miguel Couto.

Contudo, nessa mesma época sua maior concorrência nasceu, a rede Pão de Açúcar, e anos mais tarde esse mesmo concorrente arrematou o Peg Pag por um valor de Cr$ 250 milhões, que atualmente valeriam em real R$0,09 centavos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quatro lojas famosas que fecharam no Rio de Janeiro
Advertisement

34 COMENTÁRIOS

  1. Trabalhei na Arapuã, Sua Majestade Roupas. Lembro das Lojas Dorex, Supermercado Leão, Rei da Voz, Paes Mendonça, Casas Olga, Supermercado Mercy, Esplanada, Temper Roupas, Quinta Avenida etc.

  2. Parabéns à jovem jornalista pelo trabalho de pesquisa! Se quiser uma sugestão para um futuro trabalho histórico, que tal escrever sobre os aeroportos cariocas que não existem mais (como o da enseada de Botafogo, onde hoje é o Iate Clube, e o de Manguinhos, fechado após um trágico acidente que envolveu um avião de treinamento da FAB e um de passageiros da VASP)? 🙂

  3. Faltou a Sears, loja maravilhosa. Meus pais compraram o jogo de quarto da minha infância nessa loja. A primeira geladeira também. Faltou também outras lojas, Ultralar e lazer, casas Garson, mercado Paes Mendonça, mercado Disco, São João Batista modas, mercado Freeway. Saudades!

  4. Na foto referente à Mesbla, aparece uma das lojas que esta rede teve aqui em São Paulo: a loja de Pinheiros (na zona oeste daqui de São Paulo).

  5. Tinha também a Loja Daniel no centro do Rio, meu jogo de jantar e faqueiro são dessa linda loja e também a Roberto Simo?s. Muita coisa boa acabou a Sandiz.

  6. Sears, foi o projeto original do shopping Tijuca nos anos 50. Ultralar, bemoreira, Ducal, casas Garson, lojas Americanas,,lobrás , lojas pernambucanas, castelinho infantil, sloper, casa José Silva, sua majestade, Adonis, Disco shark( depois Disco) casas da banha, sendas, mar e terra, peg pag, ideal, três poderes, mercy, sapasso, casa Matos etc. Esta é a minha infância nos anos 70. Quantas saudades!

  7. Nossa, eu amava a Sloper! Comprava acessórios, artigos de cama, mesa e banho e vestidos lindos de gestante que só encontrava por lá!
    A Mesbla tb era um point comum naquela época.
    Tempos bons, que saudade!!!

  8. Faltou mencionar a fantástica loja Sears. Sim, aqui no Rio já teve essa loja e onde hoje é o prédio do Botafogo Praia Shopping e também em Niterói.

  9. Tinha também o Supermercado Mar e Terra.
    Como eu amava a Mesbla
    fiz minha lista de casamento e montei minha casa e meu consultório praticamente nessa loja.
    Lembrei também da Importadora Guanabara.
    Bons tempos ?

  10. A Mesbla foi uma grande experiência de trabalho. Comecei minha vida profissional lá. Muitas saudades, roupas incríveis, motos Halley Davidson, barcos, motores de popa… Aaah! e o Restaurante Panorâmico lá no último andar… Muito top!!

  11. Absurdo ter sido ignorada as lojas Sears em Botafogo. Foi icônica.
    Foi a primeira loja no Rio com escada rolante.
    Erro grave na apuração da matéria.

  12. Eu acho quê um dos primeiros mercados foi ás casas Gaio Marte, faltou o super mercado Disco, Merci,a impecável, quê está renascendo,a Brastel, etcetera os maus governantes afundaram o nosso Rio dê janeiro, favorecendo outros estados.principalmente várias matrizes bancárias, laboratórios farmacêuticos, muitas indústrias, comércios, emissoras dê TVs sem falar na capital bolsa dê valores e muito mais resumo dá ópera, afundaram o nosso estado quê continua a ser delapidado principalmente pelos forasteiros sem compromissos com o Rio além dos maus nativos pobre Rio de janeiro.

  13. Ah, nasci em 1978, mas peguei muitas dessas lojas que não existem mais: Mesbla amava quando criança para a minha avó e minha tia me levar para passear no lindo prédio na Rua do Passeio e depois íamos comer em uma lanchonete que ficava no primeiro andar onde vc podia entrar pela Mesbla (esqueci o nome). A Casa Sloper lembro muito bem em comprar uma bijuteria nos ultimos anos dela aberta (e a loja já não era mais charmosa), A Arapuã ligadona em você. Supermercados me recordo das Sendas, Disco, Casas da Banha, Paes Mendonça, Três Poderes….

  14. Valeu a matéria sobre as lojas que não existem mais,mas faltou falar da Brastel,do Rei da Voz no largo da Carioca que possuía na porta um pequeno lago com um jacarezinho.alem também faltou falar sobre as lojas de moda masculina como a famosa José Silva,mas são muitas lembranças e a espetacular e inesquecível gigante Sears.

  15. Faltou a mais emblemática loja de departamentos do Rio, a Sears, localizada na praia de Botafogo, que de tão grande, hoje abriga o Botafogo praia shopping.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui