Queimadas em áreas de vegetação deixaram mais de 23 mil pessoas sem energia elétrica

Os municípios mais afetados foram Três Rios, Barra Mansa, Volta Redonda, Mendes, Barra do Piraí, Rio Claro, Paraíba do Sul e Miguel Pereira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta época do ano, quando o clima fica mais seco e há menos chuvas, é quando mais ocorrem queimadas em áreas de vegetação. Além dos impactos ambientais, as queimadas também podem afetar a rede elétrica, resultando em interrupções no fornecimento de energia. Entre janeiro de 2022 e maio de 2023, mais de 23 mil clientes da Light ficaram sem luz devido a 35 episódios de queimadas e incêndios em regiões de mata. Os municípios mais afetados foram Três Rios, Barra Mansa, Volta Redonda, Mendes, Barra do Piraí, Rio Claro, Paraíba do Sul e Miguel Pereira.

A coordenadora de Serviços de Rede da Light, Monique Ferreira, explicou que os incêndios podem causar desligamentos de energia e danificar equipamentos. Quando ocorrem queimadas próximas à rede elétrica, o calor e as chamas podem danificar as estruturas e equipamentos da empresa. Além disso, a normalização do serviço é mais demorada quando há interrupção no fornecimento de energia, pois é necessário estabelecer uma parceria com o Corpo de Bombeiros e substituir todos os equipamentos afetados pelas chamas.

Monique ressaltou que a empresa realiza diariamente serviços de manutenção preventiva na rede elétrica para reduzir a probabilidade desses episódios. Entre as ações realizadas, destaca-se a poda de árvores próximas à rede elétrica. A empresa também realiza a criação de aceiros ao redor dos postes e faz a roçada nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição.

A Light enfatiza que, em casos de incêndios próximos à rede elétrica, a empresa deve ser acionada para tomar as medidas necessárias em relação à distribuição de energia. Qualquer ocorrência deve ser comunicada à empresa por meio do telefone 0800 021 0196. Quando o fogo atinge uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação, e equipes do Corpo de Bombeiros também devem ser acionadas imediatamente.

Advertisement

Para evitar as queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia, a Light reforça algumas dicas importantes:

  • Não jogue pontas de cigarro próximo a vegetações, pois com a baixa umidade do ar, a vegetação seca pode pegar fogo facilmente.
  • Descarte o lixo adequadamente em lixeiras. Latas de metal, vidro e garrafas descartadas de forma inadequada podem se aquecer ao sol e provocar incêndios.
  • Não solte balões, pois além de ser uma prática perigosa, é crime e pode causar queimadas.
  • Ao fazer acampamentos, acenda fogueiras somente após limpar completamente o local, removendo toda a vegetação ao redor e certificando-se de que está em uma área aberta. Ao encerrar a atividade, apague a fogueira com água e certifique-se de que as brasas estejam completamente apagadas e resfriadas. Nunca deixe a fogueira acesa ou com brasas ao se ausentar do acampamento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Queimadas em áreas de vegetação deixaram mais de 23 mil pessoas sem energia elétrica
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui