Com o falecimento de Arolde de Oliveira, assumirá em seu lugar como Senador da República pelo Rio de Janeiro, o advogado Carlos Portinho, de 47 anos Portinho era ligado a Indio da Costa, mas ambos romperam quando ele foi escolhido para ser suplente de Arolde. O DIÁRIO DO RIO apurou mais profundamente Indio da Costa foi quem indicou Portinho para ser o suplente de Arolde e mantém uma relação de amizade até hoje. O novo senador também mantém proximidade com o deputado federal Hugo Leal (PSD).
Advogado, é formado pela PUC-RJ, e especializou-se em direito esportivo. Depois fez pós-graduação em Direito Público e Tributário. Chegou a dar aula na Universidade Carioca nas disciplinas de Legislação e Ética na Publicidade, Introdução ao Estudo do Direito, e Instituições de Direito Público e Privado. Também deu aula de pós-graduação de Direito Desportivo no Escola Superior de Advocacia de SP e na do RJ, e também na Cândido Mendes
Foi vice-Presidente Jurídico do Flamengo, mas chegou a advogar para outros clubes como Cruzeiro, Atletico-MG, São Paulo, Santos e Palmeiras. Depois se especializou em “dopagem”, e chegou a advogar no Tribunal Arbitral do Esporte na Suíça. Tendo escrito 2 livros sobre o tema.
Na política foi assessor parlamentar de Indio da Costa, e redigiu a “Lei do Ficha Limpa” e também ajudou na fundação do PSD. Em 2014 foi secretário de Estado do Meio Ambiente, gestão de Luiz Fernando Pezão . Antes disso foi secretário de Habitação na gestão de Eduardo Paes (DEM). Teve 7 mil votos para vereador em 2016
Atualmente Portinho faz campanha para o candidato a prefeito Luiz Lima (PSL), do qual seu partido tem o candidato a vice, Delegado Veloso. Para vereador o novo senador apoia o candidato do PSD Pedro Rafael.
Muito Triste a Notícia… A Morte de Arolde.
Carlos Portinho, Votei em Arolde consequente em Você, não me decepcione, não deixe o STF fazer o que quiser e nem a esquerda pois a Responsa agora é SUA!!! Vamos te acompanhar e ver se o investimento do voto será bem empregado. Te desejo Sucesso e vou lhe cobrar a confiança que lhe Fiz.
Sucesso e Boa Sorte.
Que azar do destino para Índio da Costa e Hugo Leal. Indicaram o sup?ente e agora ficaram chupando o dedo… O cara vai ser senador por 6 longos anos . . E eles?
Que o jovem, agora Senador, represente bem o povo carioca no Senado da República. . .
Parabéns Portinho. Desejo que tenha ótima atuação em defesa de nosso sofrido Estado do Rio.
Aqui da Lagoa torcemos por Você.
Boa sorte ao novo Senador!
Parece que tem gente (comentando) que acha não merecido ocupar a vaga.
Não entendeu que quando elege o Senador, também elege o suplente. Quando elege o Prefeito, o Governador, o Presidente, também elege o vice.
Da próxima vez, fica esperto.
Sobre o suplente, parece ter um bom currículo. Os três Senadores eleitos, apesar de todos os votos, o que tem em favor do RJ(???)
Um sujeito que teve apenas 7 mil votos para vereador em 2016 deve ocupar a cadeira do falecido Arolde por mais 6 anos. O sistema de suplentes no Senado é um absurdo. Deveriam convocar o próximo mais votado que não conseguiu se eleger.
É capaz dele fazer mais do que os eleitos diretamente pelos eleitores, mesmo com milhares e milhares de votos…