Lionel Messi? Cristiano Ronaldo? Apesar de disputarem gol a gol diversos recordes do futebol mundial, esta lista de jogadores com mais gols de falta talvez surpreenda muitos fãs.
O gol de falta é muitas vezes tratado como uma qualidade em extinção. Para se ter uma ideia, a última vez que a seleção brasileira fez um gol assim foi em 2019. É o tipo de palpite que não tem dado retorno nos jogos de aposta.
Apesar disso, a relevância brasileira neste quesito ainda é destaque. Descubra abaixo quem são os nove jogadores que mais marcaram gols de falta na história do futebol.
Juninho Pernambucano — 77 gols
Ídolo do Vasco da Gama e do Lyon, Juninho Pernambucano foi um mestre na arte da cobrança de faltas. Somente pelo Lyon, onde jogou por oito temporadas, foram 43 gols de bola parada.
Também foi de falta o gol que levou o Vasco para a final da Libertadores em 1998. É considerado por muitos torcedores o tento mais importante da história do Cruz Maltino.
Pelé — 70 gols
Dos 1283 gols que o Rei do Futebol marcou na carreira, 70 foram de falta. Parece pouco, menos de 10% do seu portfólio de gols, mas demonstra o quanto Pelé era versátil e variado para balançar as redes.
Destes 70 gols, destacam-se os dois que ele marcou em Copas do Mundo. O primeiro contra a Bulgária em 1966 e o outro contra a Romênia, pela última rodada da fase de grupos de 1970, no México.
Victor Legrotaglie — 66 gols
Jogador argentino das décadas de 1950 a 1970, Victor Legrotaglie era considerado um dos maiores cobradores de falta da época. É um dos maiores ídolos do Gimnasya y Esgrima.
Legrotaglie chegou a ser pretendido por clubes como o Real Madrid ou para ser companheiro de time de Pelé no New York Cosmos, porém nunca deixou a terra natal dele.
Além dos 66 gols de falta, chama a atenção também os 12 gols olímpicos que marcou, um feito ainda mais raro no esporte.
Ronaldinho Gaúcho — 66 gols
Se hoje o seu time coloca um jogador deitado atrás da barreira, a culpa é dele. Mas apesar da fama que a cobrança de falta rasteira fez, a maioria dos gols que o “Bruxo” fez foi à moda clássica mesmo.
Entre esses 66 gols, destaca-se o golaço marcado por ele nas quartas de final da Copa do Mundo de 2002, em cima da Inglaterra.
David Beckham — 65 gols
De 152 gols marcados na carreira, 65 foram de falta. David Beckham era um pesadelo para a defesa dos adversários de Manchester United, Real Madrid e Los Angeles Galaxy, os principais times onde jogou.
Para se ter uma ideia, de acordo com o site Transfermarkt, dos 11 gols que ele marcou nas temporadas de 2003/2004 e 2004/2005 pelo Real Madrid, sete foram de falta.
Lionel Messi — 65 gols
Ainda em atividade, ele é um dos jogadores com mais potencial de subir nesta lista.
Na carreira de Messi, os gols de falta estiveram presentes em marcas especiais, como quando superou Batistuta como maior artilheiro da seleção argentina ou quando marcou o 600º da carreira.
Ao todo foram 50 gols de falta com a camisa do Barça, 11 pela Argentina (superando Maradona), dois pelo PSG e dois pelo Inter Miami. Quem faz aposta de futebol pode continuar de olho nos jogos do Messi nos Estados Unidos que a chance de sair mais gols é grande.
Diego Maradona — 62 gols
Apesar de estar eternizado na memória dos fãs do futebol pelo gol de mão na Copa do Mundo de 1986, Maradona tem centenas de gols, muitos deles de falta.
Um deles ecoa até hoje na memória dos torcedores napolitanos. Foi um ano antes da “Mano de Dios”, em 1985, na vitória contra a Juventus. O Napoli não vencia a Velha Senhora há sete anos e Maradona marcou de um tiro livre indireto próximo à pequena área.
Zico — 62 gols
Este é um caso polêmico. Há listas que indicam que Zico marcou 101 gols de falta, mas ele mesmo já desmentiu o número. Segundo ele, foram 84, mas nesta soma incluem-se amistosos.
De toda forma, é merecidíssima a presença do Galinho nesta lista dos jogadores com mais gols de falta.
Foram de bola parada os gols que resultaram na primeira Libertadores do Flamengo em 1981 e em sua estreia pela seleção brasileira.
Cristiano Ronaldo — 62 gols
Com 38 anos, Cristiano Ronaldo não cansa de balançar as redes, inclusive de falta. Destes 62 gols, destaca-se o terceiro do empate em 3 a 3 contra a Espanha, pela fase de grupos da Copa de 2018.
Junto com Messi, com quem disputa os recordes de gols no futebol atual, é um dos poucos que ainda pode subir nesta lista de jogadores com mais gols de falta.