Com a eleição de 2022, 6 vereadores se elegeram a Câmara Federal, a maioria na esquerda. O PSol elegeu os vereadores Tarcisio Motta e Chico Alencar para deputado federal, enquanto o PT elegeu Lindbergh Farias e Reimont. Para a Câmara de Deputados também foi Laura Carneiro (PSD) e Luciano Vieira (PL).
Outros deputados que tentaram ir para Brasília, não conseguiram, foi o caso de Átila A. Nunes (PSD), Marcos Braz (PL), Verônica Costa (PL), Thaís Ferreira (PSol) e William Siri (PSol).
Já para a Alerj nenhum dos vereadores com mandato conseguiram se eleger, como é o caso de Doutor Gilberto (PODE), Felipe Michel (PP), Dr. Marcos Paulo (PSol) e Luciano Medeiros (PSD). Entretanto, Elika Takimoto (PT) era 2ª suplente do PT e assumiria como vereadora, mas como foi eleita, e muito bem eleita, para a Alerj, nem esquentará a cadeira no Pedro Ernesto.
Desta forma, essa deve ser a mudança na Câmara dos vereadores em 2023. Lembrando que Laura Carneiro foi eleita pelo DEM e Luciano Vieira pelo Avante.
No PSol assumem Luciana Boiteux e Monica Cunha. No PT assumem Luciana Novaes e Edson Santos. Na vaga de Laura Carneiro, entra Prof Célio Luparelli. E no Avante o veterano Jorge Pereira.