Quer carnaval? Casa Bloco 2023 terá cinco dias de festa em fevereiro

Mart’nália, Cacique de Ramos, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Awurê, Baile da Orquestra Imperial com Fernanda Abreu e Gaby Amarantos, Céu na Terra, Cordão da Bola Preta e mais integram a programação de 2023

Foto: Divulgação

CasaBloco chega à sua 4ª edição em 2023, trazendo uma rica programação para o público. E, dessa vez, com um dia dedicado aos pequenos foliões com o lançamento da “Casabloquinho” e mostra de cinema no CCBB-RJ. Levando uma explosão de alegria pelos ritmos do Brasil, o público poderá desfrutar de shows, blocos, bailes, oficinas, feiras de moda e gastronomia vindas do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará e Amazonas. Serão 5 dias de folia (4, 5, 10, 11 e 12 de fevereiro) promovidos pelo projeto no Clube Monte Líbano. QUER MAIS BLOCO? Tem lá na nossa Agenda dos Blocos de Rua do Rio em 2023.

Com a temática #MisturandoCarnavais, o projeto representa os detalhes de todos os cantos do Brasil. Da Tropicália ao Cordel, com o Senhor do Bonfim, povos originários, o samba, o brega, a fauna, a flora, os antigos e os novos talentos da MPB. A união de recortes que constroem o Brasil de hoje. Entre os artistas previstos para essa edição estão nomes como Mart’nália, Cacique de Ramos, Geraldo Azevedo, Sidney Magal, Awurê, Baile da Orquestra Imperial com Fernanda Abreu e Gaby Amarantos. Para os amantes dos bloquinhos, Fogo & Paixão, Toca Rauuul!, Céu na Terra, Cordão do Bola Preta e mais prometem agitar o evento que acontece durante o chamado “pré-carnaval” carioca.

Pela primeira vez o festival terá um dia voltado para as crianças, a CasaBloquinho, com a abertura do projeto Carimbaby, responsável pelas atividades, brincadeiras e oficinas infantis inspiradas nas músicas e danças populares da Região Norte (Amapá e Pará), e bailinho dos blocos Cordão da Bola Preta e Céu na Terra, apresentando um repertório que mescla marchinhas clássicas e tradicionais como “Aurora” e “Mamãe eu Quero”, com músicas do universo infantil como “Maracangalha”, “Sorriso de Criança”, “A Mariposa”, “Marinheiro Só” e “Sambalelê”.

Rita Fernandes, Diretora Geral do Casabloco_Crédito Suzanna Tierie

Para Rita Fernandes, diretora do projeto, a tradição e o espírito do Carnaval vão muito além dos bailes e blocos, estão presentes na união dos ritmos e das culturas. “A CasaBloco é um lugar de encontro e de acolhimento dos ritmos carnavalescos deste Brasil tão diverso. É uma experiência de carnaval muito divertida e completa para os foliões, que começa com a brincadeira de fantasiar — com a nossa feira de moda e maquiagem de purpurina –, até o bailar aos sons dos sambas, afoxés, maracatus, carimbós e ijexás”, define Rita.

“O Carnaval é a nossa maior expressão cultural para o mundo e o Governo do Estado tem feito um trabalho de apoiar todo segmento da economia criativa do setor. A CasaBloco reforça justamente esta vertente de envolver todos os ativos do carnaval, da música até as tradições e saberes da grande festa, em um evento fundamental para o calendário da cultura fluminense”, disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
 

A edição 2023 da CasaBloco tem patrocínio da Ambev, através da marca Brahma, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura; e apoio institucional do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO – SHOWS

Sidney Magal no Casabloco 2022_Crédito Bel Acosta

4 de fevereiro de 2023 – Abre Alas: O Baile (sábado) – 20h às 4h
20h – Filhos de Gandhi (RJ)
22h – Sambotica (RJ)
23h30 – Juliana Linhares (RN)
1h – Baile da Orquestra Imperial com Fernanda Abreu e Gaby Amarantos (RJ/PA)
3h – Bloco Quizomba (RJ)
DJ Marcelinho da Lua (RJ)

5 de fevereiro de 2023 – Samba & Cia (domingo) – 17h às 1h
18h – Sinfônica Ambulante (RJ)
19h30 – Awurê (RJ)
21h – Mart’nália (RJ)
23h – Cacique de Ramos com Pretinho da Serrinha e part. El Pavuna (RJ)
DJ Doni (RJ)
DJ Cris Panttoja (RJ)

10 de fevereiro de 2023 – Sexta Tropicana (sexta) – 21h às 4h30
22h – Bloco Superbacana (RJ)
23h30 – Academia da Berlinda (PE)
1h – Geraldo Azevedo (PE)
3h – Toca Rauuul! (RJ)
DJ Lala K (PE)

11 de fevereiro de 2023 – Sou Brega (sábado) – 21h às 4h30
22h – Desliga da Justiça (RJ)
23h30 – Bloco Fogo & Paixão (RJ)
1h – Sidney Magal (RJ)
3h – Bloco Amor & Sacanagem com Aíla + Felipe Cordeiro (PA) + Keila (AM/PA)
DJ Pepe Jordão (PE)

12 de fevereiro de 2023 – CasaBloquinho (domingo) – 15h às 21h
a partir das 15h – Oficinas e brincadeiras infantis com Carimbaby (PA/AM)
16h – Céu na Terra (RJ)
18h30 – Cordão da Bola Preta (RJ)
DJ convidado

FEIRA DA ECONOMIA CRIATIVA DO CARNAVAL

A Feira de moda carnavalesca, batizada de “A Rua é Nossa!”, é uma parceria com o Instituto Black Bom e apresentará fantasias, adereços, acessórios e produtos para todos os perfis de foliões. Entre as marcas confirmadas estão: Fundanga, Figurino Carioca, Serena Acessórios, Tampa Coco Chapelaria e Varal da Vall.

“A RUA é nossa!” reflete o grito da Cultura Popular e da criatividade que pulsa e transborda dela, numa seleção de marcas e criadores que trazem em suas peças a diversidade, a originalidade e alegria das ruas no Carnaval. Em tempos de conflitos políticos, éticos e globais, os temas sérios e polêmicos se transformam em sátiras divertidas nas fantasias e adereços que destacam o brilho, as formas, as cores e a personalidade dessa expressão cultural tão importante pro Brasil, que é o Carnaval.

Nesse primeiro carnaval livre das incertezas do período pandêmico, estamos de volta nessa parceria do Instituto Black Bom com a Casa Bloco, que desde a sua primeira edição em 2018, carrega a legitimidade dos movimentos de RUA na curadoria das marcas com opções de fantasias, adereços, acessórios, gastronomia de Rua e produtos para todos os perfis de foliões!” completa Sami Brasil, curadora da feira.

Serão 36 empreendedores de todo o estado do Rio de Janeiro, promovendo impacto social e econômico. Dos participantes 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de cinco anos, 61% têm filhos e 71% têm o seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa. A feira “A RUA é nossa!” funcionará em todos os dias de CasaBloco, no Clube Monte Líbano, nos seguintes horários: 4 de fevereiro, das 20h às 2h; 5 de fevereiro, 17h às 00h; 10 de fevereiro, 21h às 3h; 11 de fevereiro, 21h às 3h; e 12 de fevereiro, 15h às 21h.

OFICINAS GRATUITAS

Buscando contemplar a tradição do Carnaval em todas as suas vertentes, a CasaBloco irá promover oficinas para transmitir saberes populares das diversas culturas, fazeres e moda carnavalesca. Voltada para o público em geral, as oficinas serão facilitadas por profissionais do ramo, com dicas e técnicas para os foliões que para além de curtir, também querem colocar a mão na massa na preparação do seu carnaval.

As aulas serão ministradas nos dias 3 e 10 de fevereiro nos turnos da manhã e tarde, no CCBB, e serão totalmente gratuitas. As inscrições podem ser feitas pelo site da CasaBloco, com vagas limitadas de até 30 alunos por oficina.

Dia 03 de fevereiro (sexta)

1. Oficina de Make para carnaval com Amanda Britto (10h)

Oficina de maquiagem inspirada nas tendências dos blocos de rua, com muito glitter e pedrarias, com técnicas e truques para a aplicação deste tipo de make, seja para brilhar no carnaval ou o ano inteiro. Amanda Britto é designer gráfico e de produto, criadora de conteúdo há mais de 12 anos. Desde 2016 compartilha conteúdos de carnaval nas redes sociais como tutoriais de make, acessórios e adereços, construindo uma comunidade de seguidores apaixonados pelo carnaval de rua.

2. Oficina de Brincos Carnavalescos com Clebson Prates (14h)

De uma forma prática e com poucos materiais, o curso tem como intuito criar brincos e ear cuffs carnavalescos com sobras de materiais, aviamentos e fitas, numa aula rápida e dinâmica. Um convite para se fantasiar, usando a criatividade e a imaginação. Clebson Prates é carnavalesco, arte-educador, professor de criação carnavalesca e história, aderecista, figurinista, cenógrafo, diretor e produtor artístico. Trabalha com arte carnavalesca desde 1991 como aderecista, passando por escolas como Unidos da Ponte, Unidos da Tijuca, Acadêmicos da Rocinha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e Salgueiro. Como carnavalesco passou pelas escolas Unidos do Cabuçu, Pimpolhos da Grande Rio e Mangueira do Amanhã e como professor em oficinas de adereços na ONG Favela Mundo, Pimpolhos da Grande Rio e Museu Bispo do Rosário.

3. Oficina de Customização de Camisetas e Jeans com Alexandra Pires (16h)

Oficina de customização de camisetas e jeans. A intenção é ensinar o reaproveitamento de peças e transformá-las em algo diferente, com novo uso nesse carnaval. A oficina ensinará modelos de customização destroyed e cortes com aplicação de fitas, patches, renda, paetês, micro espelhos, plumas, flores e muitos outros acessórios em camisetas e jeans que vão deixar suas peças coloridas, estilosas e sustentáveis para a folia. O participante deve levar sua peça. Alexandra Pires é professora com formação em Biologia, apaixonada pela arte sustentável. Desde a infância desenvolveu habilidades de customização, reaproveitando peças antigas e criando sua própria marca de moda sustentável. Criadora da AleBiodesign, produz acessórios e vestuário a partir de reaproveitamento de jeans e outros materiais.

Dia 10 de fevereiro (sexta)

4. Oficina de Estandartes com Junior Alves (10h)

A Oficina de confecção de estandartes convida o participante a uma viagem lúdica no imaginário popular brasileiro, utilizando técnicas e materiais diversos para mergulhar na sua própria criatividade, inspiração e ludicidade, tão presentes na cultura popular brasileira. Junior Alves é artesão e figurinista da cultura popular brasileira. Natural de Olinda-Pe, expressa na sua arte toda a fé, sincretismo e manifestações populares do Brasil,com imagens, estandartes, figurinos e adereços que têm o Carnaval e o São João como principais inspirações.

5. Oficina de Adereço de Cabeça com Vall Neves (14h)

Oficina de adereço de cabeça inspirada no carnaval carioca que vai do glamour dos bailes aos blocos de rua. O participante aprenderá a confeccionar o seu próprio adereço com penas, rosas, fitas e outros materiais com técnicas rápidas e práticas. Vall Neves é Designer de joias Afro-futuristas e adereços. Proprietária da marca ‘Varal da Vall’, atua há 15 anos como criadora, desenvolvendo peças exclusivas inspiradas na cultura do gueto carioca, destacando a beleza que existe em cada pessoa, e a auto estima de todos os gêneros.

6. Oficina de Penteados para carnaval com Jully Souza (16h)

Workshop prático de penteados com dicas e segredos para incentivar a autonomia e a criatividade nas formas, cores e texturas para arrasar no carnaval. O participante irá aprender quais os materiais e truques utilizados, como fazer e ousar nos penteados mais queridinhos da folia e quais as principais tendências e novidades para fazer a sua cabeça nesse carnaval. Jully Souza é proprietária do espaço de Beleza Zene desde 2017. Produtora de conteúdo sobre afroempreendedorismo e beleza, seu trabalho como Trancista de impacto é fortalecer a identidade e autoestima das pessoas através dessa arte.

“Primeira Mostra de Cinema CasaBloco”

Uma grande novidade da quarta edição do Festival CasaBloco é a mostra de cinema com temática de carnaval. A exibição acontecerá nos dias 3, 4, 10 e 11 de fevereiro, no CCBB. São 14 filmes selecionados, entre curtas e longas, que contam a história de blocos tradicionais da cidade, personalidades do samba e do universo carnavalesco. Entre os destaques estão “Suvaco — 20 anos”, direção de Paola Vieira, documentário que conta a história do bloco Suvaco do Cristo; “Lira do Delírio”, direção de Walter Lima Júnior; e “Memória em Verde e Rosa”, direção de Pedro von Krüger.

SERVIÇO
CasaBloco 2023
Local Oficinas e Mostra de Cinema CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 — Centro, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: Gratuito
Local Shows e Feira “A Rua é Nossa!”: Clube Monte Líbano – Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: Ingresse

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui