Quinta da Boa Vista passará por restauração no bicentenário da independência do Brasil

O local foi um palco importante na história da família real brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

No campo do resgate de memória, as iniciativas da Prefeitura para o bicentenário da independência do Brasil, celebrado neste ano de 2022, serão para preservar a história e revitalizar símbolos históricos. A principal ação será a revitalização da Quinta da Boa Vista, palco importante na história da família real brasileira.

O espaço vai ter seu sistema viário recuperado; quadras e banheiros serão reformados, o mobiliário e o paisagismo serão revitalizados e o canal do parque passará por um desassoreamento. Também serão recuperados os quatro portões da Quinta, o terraço e os seguintes monumentos: estátua de D. Pedro II, busto de José Bonifácio, dólmens de meditação, esculturas do lago (Serpente de bronze e Canto das Sereias), Templo de Apolo, Pagode Chinês, Gruta, Cascata e elementos em rocaille, como guarda-corpos das pontes e bancos.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Ainda no campo da memória, a Prefeitura do Rio vai trabalhar para preservar locais que são considerados marcos históricos do período da independência em quatro bairros: São Cristóvão, Santa Cruz, Paquetá e Centro. Em São Cristóvão, a Praça Pedro II, o Largo da Cancela, o Terraço da Quinta e seus entornos passarão por um mutirão de conservação, com recuperação de calçadas, meios-fios, recapeamento, implantação de rampas e sinalização horizontal, entre outras ações.

Em Santa Cruz, a área da Ponte dos Jesuítas e o entorno também passarão por uma revitalização. Em Paquetá, o Solar Del Rei, patrimônio importante do bairro da época do Império, será reformado. No Centro Histórico do Rio, a Praça Tiradentes e o Largo de São Francisco também passarão por uma revitalização.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quinta da Boa Vista passará por restauração no bicentenário da independência do Brasil
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui