5ª edição do Viradão Cultural Suburbano movimenta Leopoldina com atrações gratuitas

O Viradão Cultural Suburbano retorna à Zona da Leopoldina de 8 a 10 de novembro, com atrações artísticas e culturais gratuitas, homenagens e celebração da cultura suburbana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A quinta edição do Viradão Cultural Suburbano, o maior festival de arte e cultura dos subúrbios cariocas, acontece entre os dias 8 e 10 de novembro em diversos bairros da Zona da Leopoldina. Em sua primeira vez compondo o Calendário Oficial de Eventos do Rio de Janeiro, o evento promete uma programação diversificada e completamente gratuita.

A abertura oficial está marcada para sexta-feira, 8 de novembro, às 18h, na Escola Quilombista Dandara dos Palmares, no Complexo do Alemão, localizada na Rua Sebastião de Carvalho, 36 – Ramos. Descrita como um “lugar de cura quilombista,” a escola abre suas portas para exaltar a cultura local e promover novos artistas. Na ocasião, o coletivo Leopoldina Hip-Hop apresentará uma edição especial em colaboração com o Sarau da Zilda, promovendo a fusão de diferentes expressões artísticas e comunitárias.

O circuito cultural do Viradão Suburbano passará por diversos pontos icônicos da Zona da Leopoldina, com eventos no Cacique de Ramos, no Olaria Atlético Clube e no Reginaldo’s Bar, localizado próximo ao histórico Reduto Pixinguinha, na Praça Ramos Figueira, em Olaria. No sábado, 9 de novembro, a partir das 13h, o local será palco de uma animada roda de samba. Outros locais como a Feira Orgânica de Olaria, a Casarti (Casa do Artista Independente) em Cordovil, e bares como o Barmazém (Penha Circular) e o Manga Rosa (Vila da Penha) também fazem parte do trajeto cultural.

A programação do festival, que pode ser consultada no Instagram oficial do Viradão, é rica em manifestações artísticas, com apresentações de música, teatro, dança, artes plásticas, performances urbanas, intervenções e literatura. O evento homenageará grandes ícones da cultura brasileira: o lendário instrumentista de choro Altamiro Carrilho, que em dezembro completaria 100 anos, e a consagrada sambista Leci Brandão, que celebrou seus 80 anos em setembro e é reconhecida como a primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira.

Desde sua criação em 2019, o Viradão Cultural Suburbano vem se consolidando como um movimento que busca dar visibilidade à riqueza cultural dos subúrbios, contrariando estereótipos que os associam exclusivamente à carência e à violência. Como explica a organização, o objetivo é “exaltar a potência criativa do povo suburbano, reafirmando a diversidade e a força cultural da região.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 5ª edição do Viradão Cultural Suburbano movimenta Leopoldina com atrações gratuitas
lapa dos mercadores 2024 5ª edição do Viradão Cultural Suburbano movimenta Leopoldina com atrações gratuitas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui