Quintino: Favela não é programa habitacional e não era para existir

Favelas são insalubres, são inseguras e devemos assumir: não deveriam existir. São resultado da falta de um programa habitacional no Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Favela toma a vista do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Tem coisas que parecem óbvias e lógicas, mas infelizmente acabam não sendo. Já falei do falso bom mocismo carioca, ou síndrome da Praça São Salvador, e como isso atrapalha a cidade. Na noite de terça-feira 16/5/23, mais um prédio desabou em uma favela do Rio de Janeiro, desta vez no Rio das Pedras. Talvez por ser justo no Rio das Pedras, e logo com potencial de ter sido construído pela milícia, a população bom-mocista não defenda tanto como se fosse nas suas amadas favelas dominadas pelo tráfico, mas não tem qualquer diferença no mérito: favela não é programa habitacional, e os seus problemas se repetem. Favela não é solução; é problema. É uma célula desordenada e descontrolada, uma doença do tecido habitacional da cidade.

Prefeitos vêm e vão, vereadores e governadores, deputados e senadores, e as favelas do Rio continuam crescendo e se tornando bolsões de criminalidade na cidade, além de grandes vilãs do meio-ambiente. Sim, sim, é óbvio que os que moram nestas comunidades não são todos criminosos, e sim apenas uma minoria fortemente armada que subjuga os demais. E tem aquele velho papinho que os verdadeiros barões do crime viveriam em suas coberturas na Vieira Souto, o fato que ninguém tem certeza mas todos adoramos repetir. Mas é nas favelas que estão as armas e os bandidos que incomodam o dia a dia do cidadão – inclusive do morador da própria favela – vamos ter clareza sobre esta situação. O crime de colarinho branco poderia até vir a ser “pior” e afetar mais vidas indiretamente (?), mas nenhum turista deixa de ir para as Bermudas, Samoa ou Seychelles porque são paraísos fiscais.

Pelo motivo de que existe toda uma mística pseudo-cultural, quase religiosa, envolvendo as favelas, é que não se combate elas de frente. Houve coisas controversas na história da cidade, como retirar comunidades inteiras da Zona Sul e jogar todos para a Cidade de Deus, a quilômetros de distância do emprego e na época sem transporte adequado. Remoções traumáticas, mas que geraram regiões valorizadas, turísticas e bonitas, em que pese o trauma. Talvez não devamos defender isso, mas também a idéia corrente de “urbanizar” como foi o Favela Bairro já mostrou que não funciona, apenas adiou o problema, que continuou a existir e a crescer desordenadamente.

O cidadão, por mais pobre que seja, merece seus direitos básicos, que a favela não atende: não tem como ter saneamento básico, segurança, energia vem dos gatos de luz (que vem a causar a quase quebra da Light, razão para uma futura matéria) e tudo isso os deixa à margem da sociedade. O Estado não chega, claro que não chega, como chegar? Favelas nascem na ilegalidade, um pesadelo burocrático para qualquer governo por mais competente que seja. Ao mesmo tempo, apetitoso celeiro de votos – e dízimos – para muitos aproveitadores.

Advertisement

Há a necessidade de décadas de um verdadeiro programa habitacional no Rio de Janeiro, um programa sério, que retire a população de barracos e verticalize estas favelas, colocando praças, escolas, comércio e transportes. Ou mesmo usar terrenos vazios na Avenida Brasil para grandes conjuntos habitacionais estruturados e com boa aparência e proximidade a trasportes, e o mesmo se pode dizer para espaços no Centro do Rio e na Zona Norte, onde já há infraestrutura. A rua Uranos, por exemplo, é um gigantesco é inútil deserto. Por que não enchê-la de moradias populares?

E os morros? Os morros do Rio são desenhados pela divindade que os criou para serem berço de Mata Atlântica, ou, em casos em que já há desmatamento, deveriam se tornar condomínios de alto valor agregado, casas com terrenos enormes ou mesmo prédios como ocorre nas montanhas de Mônaco ou Hong Kong. A legislação idiota que proibiu construções acima de 100m de altitude é a verdadeira causadora das favelas da zona sul. Idéia de algum idealista burro que quase arruinou a área turística da cidade. O que o mercado formal não pôde fazer, a informalidade fez. E fez feio.

Ninguém agüenta mais esse blábláblá de “cultura da favela”. Não existe essa cultura da favela: existe cultura popular, cultura brasileira, criatividade do nosso povo, que é forte, altivo e consegue encontrar alegria e felicidade até onde os problemas afloram de forma mais pungente. O povo que mora no conjunto habitacional, na Fazenda Botafogo, na Cruzada São Sebastião ou na subida da rua Zizi ou na da rua Maturaca, também tem religião, também tem cultura, também sabe cantar funk e samba.

Ainda quero sonhar com um Rio melhor, e isso passa por moradia digna para todos os cariocas, sem risco de desabamento, sem lixo pelas encostas, sem destruição de florestas e com dignidade para todos, além de um turismo forte, é uma política local com menos gente que precise construir bolsões de miséria pra ficar se reelegendo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Favela não é programa habitacional e não era para existir
Advertisement

43 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo.

    Texto pungente e corajoso,numa época em que expor verdades representa ser nefasto.
    De todas as mazelas, a favela é a pior que aflige o Rio de Janeiro.

  2. Exelente matéria! Mas como trazer o povo migrado de outros estados que se assentam em favelas, para o asfalto ! ,
    E não ter como pagar uma conta de luz ou água! Que pra mim é um câncer da sociedade brasileira, com preço completamente incompatível com a renda da grande massa dos brasileiros o alto preço da água e da luz é o grande vilão do crescimento desordenado das favelas! Conheço pessoas que tiveram que migrar para favela por não ter como continuar pagando conta de água e luz, e sabemos que a inadimplência destes, é corte na certa.

  3. Artigo irretocável.
    Não conheço em detalhes o Projeto Singapura da gestão Maluf em SP, mas vários urbanistas aplaudiram esta opção.

  4. 1) Reforma agrária radical e ampliação do crédito agrícola barato para pequenos produtores. Isso só acontecerá quando os banco privados forem pulverizados e o controle sobre as políticas monetárias do país estiver nas mãos do povo, e não nas mãos de meia dúzia de abutres especuladores (banqueiros, mega investidores, e outros lixos…). Onde for necessário, que se faça um mega projeto de irrigação para levar água às lavouras.

    2) Um monumental plano de interiorização do país, com investimentos nas mais diversas áreas, para que a ocupação do território nacional seja mais homogênea, reduzindo a superpopulação das capitais e regiões metropolitanas. As pessoas devem ter incentivo a se mudar para o interior, e NUNCA FORÇADAS; chega de autoritarismo tacanho!

    3) Melhor ocupação do espaço urbano, com desapropriação estatal de propriedades privadas ociosas, convertendo-as em moradias ou estabelecimentos comerciais legalizados. Fim da lógica de verticalização das cidades; a regra tem que ser casas baixas e independentes, com cada unidade habitacional responsável pelas suas contas de consumo (água, luz, telecomunicações, etc.). Condomínios verticais exigem compartilhamento de espaço e de serviços, demandando uma administração centralizada, o que encarece o custo de vida e provoca inúmeros problemas e desentendimentos. Quem mora em prédio sabe bem!

    4) Estatização com melhoria e barateamento do transporte urbano de massa, retirando-o das patas dos porcos capitalistas vida mansa e incompetentes. Medidas públicas que desestimulem o uso de veículos individuais, reduzindo o tráfego de veículos motorizados, a poluição sonora e do ar. Mais calçadas e mais ciclovias. Substituição dos barulhentos ônibus a diesel por transporte coletivo elétrico.

    5) Mudança das leis antidrogas, descriminalizando, tributando e regulando a produção e a comercialização de TODAS as substâncias ditas entorpecentes, além da regulamentação também do consumo, acabando assim de vez com as quadrilhas de traficantes.

    6) Revisão da estrutura de impostos do país, aumentando a receita tributária dos municípios, diminuindo impostos sobre consumo e aumentando sobre renda e patrimônio de forma proporcional, de modo que quem tem mais dinheiro paga mais. Grandes empresas e mega empresários precisam pagar mais imposto de renda. A tributação de mercadorias e serviços tem que ser simplificada e as alíquotas alteradas de modo que os municípios fiquem com a maior alíquota, os governos estaduais com a alíquota intermediária e o governo federal com a menor alíquota. Serviços essenciais (educação, saúde, segurança pública, saneamento básico, transporte coletivo urbano, gerenciamento de lixo, obras públicas, distribuição de energia elétrica, etc) devem TODOS ser de alçada do município, que passaria a arrecadar mais para dar conta das novas responsabilidades.

    Isso tudo só para começar a verdadeira revolução. Tem muito mais para ser feito, mas o fundamental é tirar o poder das patas dos capitalistas sanguessugas e colocá-lo nas mãos do povo organizado. O contrário é conversinha de direitopata sádico e racista.

      • Kkkk que papo de DCE. Parece aqueles alunos com 10 anos de faculdade puxando matéria do primeiro semestre. O que a falta de uns boletos na vida não faz.

      • Você, por acaso, SABE alguma coisa além de repetir o mesmo xingamento em todos os comentários? Isso reflete muito bem seu nível intelectual! Você deve adorar um “politiquinho” aliado de miliciano, né?

        • Marcel, vc foi mais propositivo que o Quintino, onde a solução dele é remover os favelados da zona sul e enfiar em algum lugar no subúrbio.

          Esse Marcello é um bolsominion com bastaaaaante tempo vago. Só ignorar.

          • Ô Maria, honre seu nome, mocinha! Visite um lugar onde nunca esteve antes tipo……já sei! Uma cozinha! Ao lado você poderá conhecer um tanque de lavar roupas e quem sabe você também faz amizade com uma vassoura!

  5. Certamente FAVELA NÃO É NORMAL, só que já está lá, não existe a hipótese de se retirar as pessoas de lá simplesmente, o que faltam são pessoas sérias, nos lugares corretos, com vontade e determinação para transformar as favelas em cidades. Sugiro estudar o projeto de Medellin que transformou uma favela numa grande cidade dotada de TODOS os serviços de Estado e por tabela reduziu praticamente a zero a criminalidade.
    Infelizmente perdemos uma excelente oportunidade quando foi implantado o projeto das UPP’s, entramos somente com a Polícia e nadda mais, faltou o restante do Estado. Há que se retomar as UPP’s sem politicagem barata, desenvolver um programa habitacional forte e com regras firmes de utilização, e dotar os novos Bairros de TODOS os serviços de Estado.
    Lamento, mas não vejo nos políticos existentes tal envergadura.

  6. O pessoal da esquerda devia tomar cuidado na defesa de certas “pautas” (alguém realmente defende existência de favela?) para não cair nas mesmas armadilhas que nos levaram a um governo fascista e a uma sociedade até hoje ainda fascistizada.

  7. Quintino, concordo e vou além! As coisas só pioram! Agora a rua é moradia para viciados, pessoas com doenças mentais e aqueles que nem na favela conseguem pagar aluguel. E ainda tem aqueles que acha absurdo você criticar o prefeito por ele não se importar com o que acontece fora da Terra do Nunca onde ele e os vereadores vivem. Todos temos direito pela constituição a saúde, educação e moradia. Mas deveríamos ter com o nosso trabalho, não dado pelos impostos dos contribuintes. Cansada de pagar dobrado para ter vários tipos de serviços públicos, simplesmente pq o dinheiro dos impostos que pago vai pra qq lugar, menos para onde deveria trazer a prosperidade pra minha cidade.

  8. Vamos agir? concordo com a frase ” .
    Favela não é programa habitacional….” então, vamos agir, o “problema” não é só do dito Governo, também é da Sociedade

    • Sim , não há necessidade de um aeroporto obsoleto ser extinto e podendo ser investido em projeto ‘minha casa , minha vida” e atração de empresas para uma possível zona franca neste local.

    • Você quer dizer que essa gente que se prolifera igual a vírus chinês devem ter seus problemas resolvidos por mim? Assuma você tal responsabilidade!

  9. Parem , primeiro precisamos de emprego o.mais urgente possível e ainde isso; construção civil lógico. Mas aonde ? Na área do aeroporto do galeao e suas bases aéreas. Vamos construir projetos de moradias “minha casa minha vida’ onde surgirá milhares de oportunidades de emprego para população baixa renda. Escola e hospital , muito mais fácil pois js esta tudo pronto em instalações deste aeroporto obsoleto e com poucos voos na atualidade . Em resumo ou vc fica com este aeroporto obsoleto e assume que seremos iguais a milhões de pessoas que voam em voos de conexão para o exterior ( e isso é normal) ou vc enxerga uma saída para desenvolvimento , emprego e moradia para a população mais pobre deste Rio de Janeiro.

  10. Certíssimo Quintino!!!Não existe engenharia no mundo capaz de dar jeito em favela(dos morros principalmente)…..impraticável deixar de ser insalubre!!
    A mesma gentalha q defende permanência das favelas detonando nossa Mata Atlântica, é a mesma gente obtusa que “chora” pela Amazônia!!A Mata Atlântica é muito mais diversificada,muito mais rica,e está sendo eliminada,sem essa cambada dar um único pio!Bando de vagabundos,hipócritas!!

  11. ADOREI A POSTAGEM DAS FAVELAS, Enquanto os Moradores das Favelas, sofrem de Dor, Políticos ficam cada vez mais Ricos; dinheiro do SUOR DOS POBRES e FAVELADOS.

  12. Eita, “Bocaiúva”, a esquerdaiada vai surtar aqui nos comentários. Peraí que vou correndo comprar a pipoca para ficar assistindo o chororô dos justos e limpinhos. kkkk

    • Deixa a esquerdaiada surtar, a maioria deles nasceu de uma fornicação indesejada, nunca viram os pais e mães na vida, foram cirados por avós, tios e padrastos, são molestado na infância e se tornam esses desajustados que campeiam na sociedade. Ou seja, são a mais pura escumalha! E com escumalha não se perde tempo em discutir pois são subvertidos e corrompidos!

  13. Comentar jornalismo opinativo já não é fácil, quando a argumentação é rasa, sensacionalista é elitista fica pior ainda!!!

    Sugiro uma matéria sobre como nasceram as favelas e a questão social racista historica, que é o pilar da sua existência!!!

    Não existe programa habitacional sem programa social, fica a dica!!!

    • Você não deve nunca ter visto seu papai ou sua mamãe né? Deve ter sido criado como um indesejado e jogado de um lado para outro em meio aos familiares dos que te abandonaram na vida. Deve ser realmente uma merda e eu lamento por ti! É que você escreveu tanta baboseira que só alguém na sua condição pode pensar dessa forma…Saudades do Carlos Lacerda e da Sandra Cavalcante. Lacerda mandava remover e Sandra se encarregava da operação e assim livramos a Lagoa Rodrigo de Freitas de ser um lixo atualmente totalmente cercado por favelas. Duro é ver uma corja de párias e bastardos ao lado de quem os rouba e mata! Quem fica ao lado do pobre é imbecil e otário porque o pobre na primeira oportunidade o sacaneia, rouba e mata! Conheço estórias de estrangeiros que tiraram esses seres abjetos das ruas e acabaram mortos dentro de casa pelos mesmos “coitadinhos” que tiraram das ruas. Não dou a mínima! Enquanto a sociedade não entender que deve tomar essa responsabilidade pelas mãos impedindo e expulsando essa escumalha dos seus territórios a coisa só tende a piorar. Não é favela que tem que ter 60 fuzis, é a sociedade escorreita e pagadora de impostos que deve ser armada até os dentes.

  14. Precisamos de candidatos que tenham coragem de dizer isso abertamente, favela NÃO é normal, favela NÃO é solução! é preciso um programa sério de reassentamento e controle da ocupação do solo, as nossas matas estão sendo destruídas por um processo de favelização que existe há décadas, através do descaso de políticos populistas como o falecido Leonel Brizola. É urgente a solução desse problema crônico da cidade e do estado do Rio de Janeiro, a remoção precisa deixar de ser um tabu, isso já está impactando na economia da cidade, olha a supervia, olha a Light, o errado virou o certo, nas favelas o furto de energia é a regra! isso não pode acontecer, o morro do banco cresce em uma área de proteção ambiental em uma das áreas mais bucólicas e lindas da cidade, o Itanhangá e ninguém faz absolutamente NADA, uma favela pequena que sera facilmente reassentada em outro local. REMOÇÃO E REFLORESTAMENTO JÁ!

    • Exatamente! Entendo que remover essa gente e mandá-la para fora do Estado seria a solução perfeita. Até porque a maioria deles veio de outros lugares mesmo, de forma que podem ser convidados a se mudarem daqui sem direito à visitas futuras! O nordeste é o lugar ideal para essa gente. Seria justo porque o nordeste infestou o sudeste com aqueles mortos de fome durante décadas e já sustentamos essa cambada há um bom tempo, já passou da hora de eu pagar minha conta de luz em cima do que eu gasto. Já estou meio impaciente por sustentar essa escumalha pagando a conta de luz e do ar-condicionado que eles deixam ligado o dia inteiro.

  15. Simples e fácil resolver este problema. Acabem com o aeroporto do galeao e no lugar das pista , é viável construir centenas de condomínios ‘minha casa , minha vida ” . Pois aeroporto que só decola apenas 50 voos por dia é aeroporto extinto. É muita área ociosa e ainda dá para construir o estádio para o Flamengo e atrair a indústria para uma possível zona franca.

  16. Minha Nossa Senhora…

    Vc nem errado está. O que vc fala não liga lé com cré.

    Se vai fazer uma matéria opinativa, ao menos tenha informações básicas antes de sair falando tolices.

    A sua solução para a favela é fazer gentrificação e “limpar” a paisagem com mansões onde hoje existem barracos. Afinal, mansões são belas e o mercado imobiliário (maior financiador desse site) ama.

    Jogar o favelado longe da vista em COHAB no subúrbio e deixar tudo mais “cheiroso e belo”. A Solução Final, cairia melhor né? Mas, os “Bom Mocismo” ia encher o saco.

    Já que vc não pesquisa ou se faz de tonto, vale lembrar que o Morro da Providência é a primeira favela do Brasil. Criação dos Militares. Centenas de soldados deixados a míngua pelos seus superiores após a Guerra de Canudos. Vá cobra-los a Solução Final que vc implicitamente tanto deseja.

    • As favelas desornadamente são o ambiente ideal para qualquer tipo de desordem, a criminalidade se aproveita de ambientes insalubres, de dificil acesso. A favela da Providencia ser a primeira favela do Brasil é motivo de orgulho? Um coisa originada de uma erro é motivo para mante-la do jeito que está hoje? O povo mais pobre é merecedor de viver com esgoto e doenças em sua porta? Esse povo não merece moradia digna? A florestas “protegidas” e o ecosistema merecem ser transformado em concreto e pedra? Esse tema tem que ser debatido de maneira a corrigir o passado e vislumbrar o que essa cidade merece. Falta de tudo, mas toda evolução passa me organização.

    • Jonas, quem você quer enganar? Pelo conteúdo do seu comentário desconfio que você nunca viu seu papai e não vê a sua mamãe desde quando ela era aproveitável numa cama! Sua vida deve ser horrível mas a sociedade não pode ser penalizada porque seus pais foram irresponsáveis e deixaram o mundo se transformar num lugar pior com sua abjeta e desprezível presença. Ninguém de bom senso pode apoiar a proliferação de favelas! Elas são como neoplasias malígnas e deveriam ser retiradas de qualquer maneira, no amor ou na dor!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui