A Praça Mac Gregor, na Freguesia, ganhará um novo quiosque que promete ser mais que um simples ponto de venda de alimentos e bebidas. Previsto para ser inaugurado no dia 14, o empreendimento enfrentou críticas da comunidade local, mas avançou com a garantia de revitalização do espaço e benefícios para os frequentadores. A estrutura metálica, sobre uma base de concreto, será administrada por Filipe Dupin, morador da região há mais de 30 anos, que assumiu o compromisso de implementar melhorias no local. As informações são d´O Globo.
O quiosque oferecerá um cardápio variado, incluindo sucos naturais, água de coco, crepes, sorvetes e hambúrgueres. Além disso, Dupin promete atuar em ações para transformar a praça em um ambiente mais seguro e acolhedor.
“Sou morador da Freguesia há mais de 30 anos e percebo que o bairro carece de espaços públicos que possam ser usados pelas famílias. Meus dois filhos pequenos diversas vezes me pediram para levá-los a essa praça, mas tive receio, porque ela é pouco iluminada, gera uma sensação de insegurança e precisa de melhorias. O que vamos fazer agora é levar movimento e cuidar dela, sem alterar suas características, para que a população possa, de fato, desfrutar desse espaço“, explica Filipe Dupin.
Intervenções previstas
As primeiras ações de revitalização incluem jardinagem, reposição do gradil e melhorias na iluminação. Essas intervenções fazem parte de um projeto coordenado por outro morador, Aslan Carvalho, que, em outubro, foi oficializado como adotante da praça pela prefeitura. Carvalho liderará ações como limpeza, poda de árvores, reforma de brinquedos, mesas e bancos, e melhoria na acessibilidade.
— Meu compromisso é melhorar o que já existe. Como adotante, não posso fazer mudanças drásticas sem autorização da Fundação Parques e Jardins — explica Carvalho. — Estamos priorizando a recolocação do gradil pendente, para segurança das crianças, já que a praça fica no meio de uma rotatória entre as ruas Araguaia e Geminiano Góis. A previsão é que até janeiro isso já esteja pronto.
O projeto também prevê a criação de uma área pet com recursos para coleta de fezes, água para os animais e espaço de higienização, além de oficinas infantis nos finais de semana, como teatro e atividades recreativas.
Sustentabilidade e acessibilidade
Entre as melhorias prometidas estão a instalação de lixeiras para coleta seletiva, captação de água da chuva para irrigação das plantas e construção de rampas de acesso e sinalização para pessoas com deficiência.
A Subprefeitura de Jacarepaguá confirmou que o processo de licenciamento foi devidamente concluído. O pedido passou pela Secretaria Municipal de Fazenda, pela Coordenadoria de Controle Urbano e pela Fundação Parques e Jardins, que avaliaram e aprovaram a instalação do quiosque.
Com funcionamento previsto das 10h às 20h, o quiosque deve trazer movimento à praça, incentivando a convivência e o uso do espaço. Para os idealizadores, o objetivo principal é transformar a Praça Mac Gregor em um local de lazer seguro e atrativo para os moradores da Freguesia e seus arredores.