Quiosques Enchendo Linguiça e Praiô vencem Prêmio Sabores da Orla 2023  

Maior festival de gastronomia praiana nacional, o evento teve mais de 70 mil pratos e petiscos servidos. O concurso recebeu 50 mil votos de populares

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Maurício Pereira

A sexta edição do Prêmio Sabores da Orla teve como vitoriosos os quiosques Enchendo Linguiça, em Copacabana; e o Praiô, localizado no Recreio. Ao primeiro coube o prêmio de melhor prato do ano, com o seu joelho de porco – uma mistura de ingredientes inusitados. Já o Praiô venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria de melhor aperitivo, com sua bruschetta à mediterrânea. Participaram do maior festival de gastronomia praiana do Brasil, 150 quiosques. Durante a competição foram servidos mais de 70 mil pratos e petiscos, com reservas esgotadas em vários quiosques. A participação do público também surpreendeu – foram contabilizados 50 mil votos populares. Os primeiros colocados, nas categorias prato principal e aperitivo, receberão 50 mil reais em prêmios, 25 mil para cada.

unnamed 30 Quiosques Enchendo Linguiça e Praiô vencem Prêmio Sabores da Orla 2023  
Prato campeão do quiosque Enchendo Linguiça — Foto: Maurício Pereira

O anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açúcar foi o palco de um café da manhã, realizado nesta terça-feira (15), quando foram a anunciados os nomes dos vencedores do concurso, que contou com as presenças dos operadores participantes e de apoiadores do Sabores da Orla, como o embaixador do prêmio, o chef João Diamante. Também participaram da premiação: representantes da Secretaria de Turismo do Estado do Rio, RioTur, SindRio, SENAC RJ, e da Record TV, que realizou a transmissão exclusiva do evento.

“Estamos muito felizes com a repercussão que o prêmio ganhou este ano. A edição de 2023 reforçou a importância do festival para o turismo do Rio de Janeiro, mostrando que a orla carioca é um espaço diverso, democrático e com excelentes opções gastronômicas. Foi muito bom acompanhar de perto a evolução dos operadores, que não mediram esforços na criação de pratos, aperitivos e drinks. Já estamos pensando na próxima edição, que promete muitas novidades. Seguimos empenhados em aprimorar a experiência de cariocas e turistas à beira-mar”, disse João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

unnamed 31 Quiosques Enchendo Linguiça e Praiô vencem Prêmio Sabores da Orla 2023  
Aperitivo campeão do quiosque Praiô — Foto: Maurício Pereira

Sucesso na Zona Norte, o recém-inaugurado Enchendo Linguiça, de Copacabana, conquistou o prêmio de melhor prato desta edição, com joelho de porco recheado com gorgonzola e chucrute, acompanhado de galette de batata com cebola e emulsão de mostarda holandesa em pasta, e mostarda ancienne em grãos. A casa fabrica as suas próprias linguiças.

Advertisement

O Sel D’Ipanema ficou com em segundo lugar, com o seu atum selado semicru em crosta de milho torrado, acompanhado de legumes e pico de gallo. O quiosque Qui Qui, localizado em São Conrado, conquistou a terceira posição, com uma receita familiar adaptada para o festival: um risoto de lula, camarão e polvo com azeite trufado, acompanhados de feijão verde e queijo coalho.

Já o Praiô conquistou o bicampeonato na categoria de melhor aperitivo, com a sua bruschetta à mediterrânea, feita com duas fatias de pão italiano tostado com abobrinha, camarões grelhados, tomate confit, lascas de parmesão e um toque de mel de tomilho. O quiosque Santa Clara, em Copacabana, ficou em segundo lugar, com dadinhos de costela desfiada e prensada, servidos sobre um creme de batata com alho assado e nós moscada, gratinado no forno e cobertos com molho pesto de agrião refrescante. O Layback Soul Prainha, conquistou a terceira posição, com o aperitivo de peixe empanado com batata chips.

O Sabores da Orla também registrou uma excelente performance na capiroskas que, nesta edição, contaram com cores, misturas e sabores diferentes. Os quiosques Enchendo Linguiça, e o Sel D’Ipanema conquistaram o primeiro e segundo lugar nesta categoria. A terceira posição ficou com o Mar de Copa.

O concurso contou com uma grande adesão popular por meio da escolha de favoritos da edição pelo site oficial do prêmio. Os vencedores do melhor aperitivo e do melhor prato, respectivamente foram os quiosques Santa Clara e Mar de Copa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quiosques Enchendo Linguiça e Praiô vencem Prêmio Sabores da Orla 2023  
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui