‘Rainha do Mar’ acontece neste domingo em Copacabana; água está mais limpa do que em 2023

Competição é considerada a maior 100% feminina do continente e conta com 4 provas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rainha do Mar, em Copacabana, em 2023 - Foto: Divulgação/Águas do Rio

Neste domingo (25/02), a partir das 7h (de Brasília), a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe o ”Rainha do Mar”, considerado o maior evento 100% feminino de águas abertas do continente.

Para a edição 2024, a promessa é de que o mar de Copacabana esteja com qualidade ainda melhor do que a vista no ano passado.

Isso porque a concessionária Águas do Rio, em pouco mais de 2 anos de operação, montou diversas frentes de trabalho no bairro, sendo uma delas a permanente e intensa fiscalização que combate ligações irregulares de esgoto nas redes pluviais.

A empresa também realizou na região obras de revitalização na estação de bombeamento de esgoto Parafuso, eliminando o mau cheiro que permeava o Posto 5.

Advertisement

A Águas do Rio ainda desobstruiu o Interceptor Oceânico, canal que tem 9km de extensão, coleta esgoto de bairros locais e passa pelo vão central da orla.

Desde a sua construção, há mais de 50 anos, esse coletor, que leva esgoto ao Emissário Submarino de Ipanema, não era limpo.

Na ocasião, quase 3 mil toneladas de resíduos foram retiradas do interceptor. Essa medida diminuiu extravasamentos de água contaminada com esgoto na praia em dias de chuva forte.

”Desde a estreia do Rainha do Mar, em 2022, apoiamos o evento porque ele promove saúde e bem-estar, objetivos que vêm ao encontro do nosso propósito. Além disso, incentiva as mulheres à prática do esporte e promove a cidade do Rio de Janeiro. E tudo isso acontece em Copacabana, bairro que recebe diversas ações de melhorias no saneamento e que resultam na melhor qualidade da água do mar para as competições e para o lazer”, disse Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.

A competição

Recebendo nadadoras profissionais e amadoras, o Rainha do Mar foi dividido em 4 provas: ”Open”, que tem percurso de 500 metros; ”Sprint”, de 1km; ”Classic, de 2km; e ”Elite”, com 3km. Nesta última, Ana Marcela Cunha, campeã olímpica e mundial, confirmou presença.

”Desde o início, o evento é um sucesso, mostrando, mais uma vez, a força e a importância das mulheres no esporte. Ter um projeto totalmente dedicado a elas, entre atletas amadoras e algumas das principais da história da modalidade, é muito especial e motivo de muito orgulho”, celebra Claudia Helena Porto, diretora de projetos da Effect Sport, agência desenvolvedora do evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Rainha do Mar' acontece neste domingo em Copacabana; água está mais limpa do que em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui