O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL), se comprometeu a eliminar a fila de espera por vagas em creches municipais no prazo de um ano e a ampliar o horário de atendimento nas unidades, durante agenda de campanha nesta sexta-feira (06/09) em Jacarepaguá e Curicica, na Zona Oeste. A falta de vagas nas creches é uma das maiores demandas da região, segundo a Defensoria Pública, que aponta um déficit de 13 mil vagas na cidade.
“Vamos zerar esse déficit de 13 mil vagas em um ano. Sabemos que há muitas famílias sofrendo com essa situação. Além disso, vamos ampliar a oferta de vagas para que mães, especialmente chefes de família, possam matricular seus filhos com mais tranquilidade” , afirmou Ramagem, destacando que muitas mães nem tentam o acesso por já conhecerem as dificuldades.
O candidato afirmou que o orçamento da Secretaria Municipal de Educação tem verba suficiente para resolver o problema e criticou os altos gastos da prefeitura com cargos comissionados, sugerindo que parte desses recursos poderia ser redirecionada para as creches.
“Não é difícil resolver essa questão. A prefeitura gasta mais de R$ 600 milhões com cargos comissionados. Parte desse valor pode ser investida na criação de novas vagas nas creches“, declarou.
Ampliação do turno integral e prioridade às mulheres
Outra proposta de Ramagem é ampliar o horário das creches para funcionamento até 17h30. Atualmente, a maioria das unidades atende apenas até 14h30, o que dificulta a rotina das famílias, especialmente as mães. O candidato ressaltou que cerca de 88% das pessoas que buscam vagas em creches são mulheres, das quais 70% são solteiras, e destacou que o Rio de Janeiro tem uma das maiores taxas de mulheres chefes de família no país.
“O turno integral vai dar mais autonomia às mães, principalmente às solteiras. Além disso, faremos um mapeamento das regiões com maior necessidade e priorizaremos a construção de novas unidades, melhorando a infraestrutura existente”, explicou Ramagem.
Ele também propôs fortalecer parcerias com o setor privado para criar mais vagas, oferecendo incentivos fiscais a empresas que colaborarem com a construção de creches ou subsídios para famílias de baixa renda.
Segurança nas creches
Durante a visita, Ramagem também falou sobre a necessidade de reforçar a segurança nas unidades de ensino, mencionando casos recentes de invasões e roubos em creches, como a Creche Municipal Augusto de Carvalho Torres Filho, em Curicica, que sofreu seis invasões no ano passado.
“ Vamos transformar a Guarda Municipal em uma força ativa e tática, com foco na segurança das escolas e creches, garantindo tranquilidade para as famílias na hora de deixar e buscar seus filhos“, concluiu o candidato.