Neste sábado (9), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) dará início à campanha de ampliação da coleta seletiva na cidade. A primeira ação será na Rua Felisbelo Freire, em Ramos, na Zona Norte, a partir das 8h.
O objetivo da campanha é estimular a população a fazer a triagem de resíduos potencialmente recicláveis em casa, ajudando a girar a economia ligada à reciclagem e reforçando os roteiros da coleta seletiva. No ano passado, o foco da companhia foi a atuação em praças e praias, em pontos de grande visibilidade das Zonas Norte, Sul, Central e Oeste.
Durante as ações, a Comlurb distribui panfletos informativos e orienta a população. Atualmente, 122 bairros do Rio contam com a coleta seletiva da companhia. O material coletado é entregue a 28 cooperativas de catadores, que separam e vendem os produtos.
Atualmente, a coleta porta a porta é feita uma vez por semana, em alternância com a coleta domiciliar. Informações sobre o dia e o horário da coleta em cada rua podem ser vistas na página sobre a coleta seletiva.
Para que ciclo da reciclagem tenha êxito é fundamental a adesão da população, separando o lixo em suas residências. Sem a participação popular, o projeto se torna improdutivo.