Ranauro – Redefinindo a Arquitetura: uma visão inovadora para o futuro

CEO da Calper, Ricardo Ranauro, conta da sua visão não convencional de arquitetura que tem seu auge no projeto do Cidade Arte Barra, na Barra Olímpica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ricardo Ranauro, CEO da Calper

Por Ricardo Ranauro, CEO da Calper

A minha trajetória de 30 anos como CEO da Calper foi impulsionada pela vontade de romper com o convencional na arquitetura. Esta paixão começou na infância, em São Cristóvão, onde a desigualdade arquitetônica entre diferentes regiões me intrigava. A fundação da Calper foi motivada por esse desejo de democratizar a arquitetura, independentemente da classe social.

A partir desta visão, comecei a estudar e a viajar internacionalmente para absorver diferentes estilos arquitetônicos. Enfrentei resistências internas, mas persisti, organizando viagens de estudo para minha equipe, desde engenheiros a pedreiros, a cidades como Barcelona, Londres, Manhattan e Dubai. Essas experiências ampliaram a nossa perspectiva e capacidade técnica.

Na Calper, o lema é desafiar o comum, buscando inovação em cada projeto, valorizando estética, bem-estar e saúde. Para quem gosta do assunto, indico a palestra “Arquitetura que Cura”, de Michael Murphy, que enfatiza a influência da arquitetura na qualidade de vida. Murphy teve uma experiência pessoal que foi decisiva na sua escolha pela profissão de arquiteto: o pai, com câncer, o convidou para reformar alguns ambientes da casa e o Murphy percebeu como estes momentos fizeram o pai ter mais alegria de viver mesmo enfrentando um problema tão grave. Desde então, o arquiteto se dedica a fazer obras que curam as pessoas. A sua forma de projetar mostra que a construção vai muito além de um arranjo de tijolos. Ele destaca, por exemplo, a importância da circulação do ar e da iluminação. Ou seja, estamos falando de arquitetura e de saúde.

Advertisement

Também admiro arquitetos como Antonio Gaudí e profissionais brasileiros inovadores como Paulo Jacobsen, Arthur Casas e Marcio Kogan, pois eles representam a ousadia que almejo. Na Calper, elaboramos projetos para diversos padrões, todos com design e funcionalidades diferenciadas. Exemplos disso são o CDesign Hotel, no Recreio dos Bandeirantes, e o Contemporâneo, em Campo Grande.

calper barra da tijuca 1 Ranauro - Redefinindo a Arquitetura: uma visão inovadora para o futuro
Cidade Arte Barra, construído pela Calper – Foto: Diuvlgação

E agora tenho orgulho de apresentar o projeto Cidade Arte Barra, que é o auge da minha carreira. Estamos desenvolvendo um bairro planejado na Barra Olímpica que representa a concretização de um sonho e de um legado para as futuras gerações.

Respondendo a dúvidas sobre rentabilidade, afirmo: é possível aliar arquitetura distinta e lucro imobiliário com planejamento e uma margem de lucro justa. O valor real está na satisfação de clientes e investidores.

Finalizo com um convite para você também desafiar o status quo (estado das coisas) e entregar sempre o seu melhor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ranauro - Redefinindo a Arquitetura: uma visão inovadora para o futuro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui