Ranking americano avalia UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil e a 6ª melhor da América Latina

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, destacou que o bom desempenho da instituição é resultado de um árduo trabalho de toda a comunidade acadêmica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/ Coordcom/UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi escolhida como a melhor universidade federal do Brasil e a sexta melhor universidade da América Latina, de acordo com o 9° ranking anual das Melhores Universidades Globais da revista U.S. News & World Report (USNWR), divulgado no dia 24/10. Ao todo, foram avaliadas duas mil instituições em 95 países.

Das 52 universidades brasileiras avaliadas pela USNWR, seis instituições, além da UFRJ, foram classificadas entre as dez melhores da América Latina: a Universidade de São Paulo (USP) ocupou a primeira posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ficou em segundo lugar; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em oitavo; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em nono; e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em décimo lugar no ranking da revista.

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, destacou que o bom desempenho da instituição é resultado de um árduo trabalho de toda a comunidade acadêmica que, nos últimos anos, enfrentou diversos desafios, inclusive cortes orçamentários.

“Foi com muita satisfação que recebi a notícia. Apesar dos cortes orçamentários que as universidades federais vêm sofrendo nos últimos anos, continuamos defendendo a educação pública e de qualidade. O desempenho da nossa universidade neste ranking é a demonstração de que a nossa comunidade está sempre trabalhando para que a UFRJ continue sendo um grande orgulho da nação. Precisamos olhar a educação como investimento e não como um gasto. É essa postura que o Estado brasileiro precisa ter para que o Brasil avance cada vez mais, como acontece nos países mais desenvolvidos”, declarou a reitora.

Advertisement

No levantamento da U.S. News & World Report 2022-2023 foram avaliados 13 indicadores para classificar as melhores universidades no mundo todo:

Indicadores de Classificação:

Reputação global de pesquisa

Reputação regional de pesquisa

Publicações

Livros

Conferências

Impacto de citação normalizada

Total de citações

Número de publicações que estão entre os 10% mais citados

Percentual do total de publicações que estão entre os 10% mais citados

Colaboração internacional – em relação ao país

Colaboração internacional

Número de artigos altamente citados que estão entre os 1% mais

citados em seus respectivos campos

Porcentagem do total de publicações que estão entre os 1% dos artigos mais citados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ranking americano avalia UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil e a 6ª melhor da América Latina
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Bilionárias kkkkkkk com o atual governo cortando todo ano verbas, antes de falar alguma coisa ignorante vai visitar alguma. Bolsa de estudo para o que e para onde? Se é na universidade que se forma o conhecimento, vai distribuir bolsa para estudar em faculdade particular? Além do gasto absurdo que se teria para ficar bancando essas bolsas já que seriam milhares de alunos, o ensino seria péssimo, já que entre as faculdades do Brasil, as públicas estão entre as melhores em qualquer Rank. Se for para curso técnico, já existe escolas técnicas para isso, e o que se aprende no técnico, o superior desenvolve mais ainda.
    Comentário patético e sem fundamento teórico, típico de quem acredita em fake news de zap.

  2. Mera obrigação desta instituição caríssima e bilionária. Se a fechássemos e distribuíssemos o dinheiro em bolsas de estudo, atenderíamos MUITOS, mais MUITOS MAIS ALUNOS!

    Mas fazer o quê?! Gostamos de engordar servidores públicos…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui