A Abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele, gordura localizada e recuperar a firmeza dos músculos da região abdominal. Essa técnica é indicada para mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região da barriga ou quem teve perda substancial de peso. O que esses pacientes têm em comum é o desenvolvimento de flacidez da pele, depósitos de gordura e estrias nessa região.
Um dos maiores problemas relacionados à pele são as estrias, cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. Quando localizadas na parte inferior do abdômen (abaixo ou diretamente em cima do umbigo), a Abdominoplastia pode ajudar a minimizá-las ou eliminá-las de vez.
Na Abdominoplastia o cirurgião plástico vai avaliar o abdômen da paciente, verificando a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura, excesso de pele ou diástase dos músculos do abdômen. Cada paciente apresenta uma necessidade particularizada de maneira que a técnica usada pelo cirurgião plástico tem que se adequar à necessidade de cada um individualmente.
É importante lembrar que, as estrias presentes acima do umbigo e/ou em outras regiões não podem ser retiradas por meio da abdominoplastia. Essa técnica só consegue eliminar as estrias que estiverem dentro da região que será tratada.