Deve ser chato ser bonito… O Real Gabinete Português de Leitura, com seu estilo arquitetônico neomanuelino, erguido entre 1880 e 1887, e evocando o exuberante estilo gótico-renascentista vigente à época dos descobrimentos portugueses, do Rei Dom Manuel. A biblioteca da Praça Tiradentes é figura constantes das listas das mais bonitas do mundo, em 2014, o Real Gabinete Português de Leitura foi eleito pela revista Time uma das vinte bibliotecas mais bonitas do mundo, este ano o Civitatis, líder em distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em diferentes idiomas, o colocou entre as 10 mais.
Desta vez foi um portal especializado em literatura, o Eletric Literature, que escolheu as 15 bibliotecas mais bonitas do mundo. E é claro, óbvio, ululante, que o Real Gabinete Português de Leitura não poderia faltar. De acordo com o site, em uma tradução livre:
“Primeiramente, vamos tomar um tempo para admirar o nome da biblioteca. “Gabinete de Leitura”? Quão oficial e misterioso! Localizado no Centro do Rio de Janeiro, essa biblioteca de cair o queixo foi fundada em 1837 quando um grupo de 43 portugueses se reuniram na casa de Dr. Antônio José Coelho Lousada e decidiram criar uma biblioteca para expandir e instigar o sabor por leitura no meio de seu círculo social. Em 1900, a biblioteca se tornou uma instituição pública e continua aberta para visitantes até hoje“.
Além do Real Gabinete Português de Leitura, fazem parte da lista as bibliotecas:
- Biblioteca do Mosteiro de São Galo, São Galo/Suíça
- Biblioteca do Mosteiro de Admont, Admont/Áustria
- Bibliotheque Nationale, Paris/França
- Biblioteca Vasconcelos, Cidade do México/México
- Biblioteca Byeolmadang, Seoul/Coréia do Sul
- Deichman Bjorvika, Oslo/Noruega
- Biblioteca Nacional Klementinum, Prega/República Tcheca
- Biblioteca e Museu Morgan, Nova Iorque/EUA
- Biblioteca Sarasvati Mahal, Thanjavur/Índia
- Biblioteca Seattle Central, Seattle/EUA
- Stadtbibliothek Stuttgart, Stugart/Alemanha
- Biblioteca do Estado de Vitória, Melbourne/Austrália
- Biblioteca de Strahov, Praga/República Tcheca
Finalmente algo sério! Finalmente algo de que possamos nos orgulhar!