Receita Federal e Polícia Civil apreendem mercadorias falsificadas avaliadas em R$ 2,5 milhões, no Centro do Rio

Foram apreendidos acessórios para celular, material elétrico automotivo e de iluminação, além de brinquedos. Tudo sem certificação do Inmetro

A mercadoria apreendida apresentava indícios de falsificação - Divulgação

Em operação conjunta, agentes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e da Receita Federal realizaram uma ação de combate à pirataria em dois estabelecimentos comerciais no Centro da cidade, nos quais foram apreendidas seis toneladas de mercadorias avaliadas em R$ 2,5 milhões. Entre elas foram encontrados: acessórios para celular, material elétrico automotivo e de iluminação, além de brinquedos.

De acordo com os agentes, o material apreendido apresentava indícios de fraude, sendo que nos objetos não constava a certificação do Inmetro, fator que determina se os produtos foram testados quanto à segurança e confiabilidade de uso pelo consumidor.

São tarefas da Receita Federal a repressão da circulação de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, além da coação de sonegação de impostos, concorrência desleal à indústria e ao comércio nacionais, entre outras funções.

A operação foi encabeçada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal na 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e pela Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

As informações são da rádio Tupi.

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. o certificado do inmetro é uma das inúmeras barreiras à importação que os países criam artificialmente. não tô defendendo a “pirataria”, mas ela atende um nicho de pessoas que não querem nem precisam pagar por algo “original”. muitas esse conceito nem faz sentido. por exemplo: precisa de certificado do inmetro para capinha de celular, dong bluetooth, adaptador usb?

    creio ser uma tarefa inglória e inútil apreender produtos de baixo valor tecnológico agregado. o GF poderia simplificar a certificação de equipamentos nesta categoria, já que muitos deles atingem um patamar de uso seguro ou são fabricados segundo as especificações dos originais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui