Insanidade, irresponsabilidade, maldade, vandalismo. O que motivaria uma pessoa a incendiar um equipamento urbano que acabou de passar por reformas?
Na noite desta quinta-feira (15), um homem foi flagrado pelas câmeras internas da estação Asa Branca, no BRT Transolímpica, tentando incendiar uma lixeira.
Nas imagens é possível ver, ao fundo, um casal conversando distraidamente. Mais à frente o homem rodopiando pelo corredor a observar o momento certo de atear fogo na lixeira no interior da estação.
Mesmo com as labaredas subindo, o vândalo não sai de perto. Fica a observar a sua “obra prima do mal”, sem se preocupar se estaria sendo filmado ou não.
Em uma rede social, o prefeito Eduardo Paes (PSD), denunciou o crime contra o patrimônio público ocorrido na estação: “Esse cidadão acabou de tentar incendiar a estação recém-reformada da Asa Branca no BRT Transolímpica. Se alguém conhecer o marginal manda mensagem aqui ou pelo dm”.
A atitude vergonhosa e desrespeitosa com os usuários do transporte e cidadãos cariocas e fluminenses foi duramente criticada por muitos internautas.
“É bom deixar registrado quem faz tudo ficar tudo sucateado, porque depois vão querer colocar a culpa no prefeito”, afirmou o usuário @professorpedropepa.
A internauta Mari Hipólito perguntou indignada: “Cara, para que isso?! Destruindo algo que é nosso. Nós – ele também – seremos prejudicados igualmente,”
Nas postagens, Eduardo Paes também foi criticado por não haver seguranças de prontidão na estação.
Em tom de ironia, o internauta @wellington_santos_brasil perguntou:
“Têm as câmeras de monitoramento e não têm NINGUÉM MONITORANDO??? Parabéns, prefeito você é um GÊNIO! Próxima estação NASA!
Outro usuário da rede social, @luizvianna82 faz um apelo: “Eduardo Paes, é um dever moral alguém dedurar esse marginal. Isso é dinheiro público que ele tentou queimar”.
Assim como outras estações, a Asa Branca passou por uma grande reforma. As portas de vidro foram trocadas por chapas de aço vazadas, a fiação foi embutida, e portas com trava automática e mecanismos blindados foram instaladas.
Segundo a Mobi-Rio, a Asa Branca, reaberta no dia 10/11, foi a 80ª estação remodelada no sistema BRT, desde março de 2021.
Vivemos um crise séria de saúde mental. Essas pessoas precisam ser identificadas e tratadas. Não é possível que esse estado de coisas seja considerado apenas como um caso pontual de vantalismo sem sentido, ou um retorno financeiro para o causador que resolva um problema seu de carência ou fragilidade social.