Recicla Sapucaí: Liesa e Fecomércio criam programa de reciclagem para o carnaval

Objetivo é evitar o descarte incorreto de toneladas de resíduos dos desfiles dos blocos e escolas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio)

A Liesa e o Sistema Fecomércio do estado (Sesc RJ E Senac Rj) oficializaram uma parceria que pretende fazer do carnaval carioca o maior evento lixo zero do mundo. O objetivo é evitar o descarte incorreto de toneladas de resíduos do desfile e servir de exemplo. A parceria foi assinada pelos presidentes da Liesa, Jorge Perlingeiro, e do Sistema Fecomércio Rj, Antônio Florêncio.

A ação, nomeada como Recicla Sapucaí, contará com 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros posicionadas na passarela do samba, para que o público deposite os resíduos.

O Programa “Cada Lata Conta” em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), ficarão responsáveis pelas latas de alumínio. A iniciativa existe há 14 anos, em dezenove países. Mais de 100 catadores de cooperativas do Rio de Janeiro farão a coleta, triagem e destinação correta dos resíduos.

Todo material recolhido será revertido para os próprios catadores, com reversão em renda. No ano passado, foram coletadas 8 toneladas de latinhas na Sapucaí e este ano a previsão é de que sejam coletadas entre 8 e 10 toneladas.

Advertisement

O presidente da Liesa afirmou que “A parceria vai trazer uma amplitude maior ao nosso trabalho, porque nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”, disse.

O acordo prevê que alunos do Senac coloquem em prática seus conhecimentos na avenida, tais como, maquiagens cenográficas, cobertura fotográfica e customização de roupas. A Sapucaí estará aberta ao Sesc, ao longo de todo o ano, para passeios de projetos como Turismo Social, Educação Infantil e Sesc+ Esporte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Recicla Sapucaí: Liesa e Fecomércio criam programa de reciclagem para o carnaval
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui