Recreio e Cosmos ganham duas cozinhas comunitárias do Prato Feito Carioca

Programa da Prefeitura leva alimentação equilibrada e oportunidades de emprego às regiões atendidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
A cozinha do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes / Beth Santos (Prefeitura do Rio)

Moradores do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, e de Cosmos, ambos localizados na Zona Oeste do Rio, ganharam duas Cozinhas Comunitárias Cariocas no âmbito do programa Prato Feito Carioca. Com as inaugurações, nesta quarta-feira (20), a Prefeitura do Rio agora conta com 19 unidades em funcionamento em várias comunidades e bairros da cidade.

“Já servimos mais de 2,7 milhões de refeições por meio do programa Prato Feito Carioca e alcançamos a marca de 19 cozinhas espalhadas por toda a cidade. É a Prefeitura do Rio garantindo ao cidadão carioca, nos territórios mais vulneráveis, alimentação de qualidade e dignidade. E estamos criando emprego e renda, ao trazer nossos programas de empregabilidade para as cozinhas”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, no Terreirão.

Cada equipamento serve, em média, 280 refeições por dia. O cardápio é balanceado e supervisionado pelos nutricionistas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE). Com a inciativa, o poder público municiapl visa beneficiar famílias pobres das regiões atendidas.

A cozinha do Terreirão é administrada pela SMTE e conta com parcerias do Instituto Vida e do Instituto Realizando o Futuro. A unidade funciona na Avenida Jarbas de Carvalho, nº 1.580, no Recreio.

Advertisement

“Sabemos que existe a necessidade de oferta de alimentação e acolhimento. A parceria com esses espaços onde as cozinhas estão instaladas proporciona o oferecimento desse serviço tão importante para os moradores da região”, disse o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima.

A operária aposentada e catadora de latinhas, Zeli Sousa da Silva, de 76 anos, foi a primeira pessoa a receber uma refeição na cozinha do Terreirão.

“Está tudo muito caro. Não tenho dinheiro para comprar arroz e feijão e ainda manter a casa. Meu neto de 17 anos, que mora comigo, está terminando o ensino médio e quer fazer faculdade de Direito”, explicou Zeli da Silva.

A cozinha comunitária de Cosmos, instalada em um prédio desativado há oito anos, como em outras unidades do Prato Feito, contará com programas Trabalha Rio e de empresas parceiras, além do Rio+Cursos, voltado para qualificação de trabalhadores. A cozinha resulta da parceria entre a SMTE e a Via Solidária e conta com a cogestão do Desenvolvimento de Assistência Múltipla (Desam). A unidade funciona na Estrada do Campinho, nº 4.700.

Eliane Moura dos Santos Alves Gama, de 62 anos, moradora de Cosmos, espera que o início das atividades do equipamento no bairro viabilize a melhoras das condições financeiras da sua família.

“Minha filha Elaine, de 33 anos, está à procura de um emprego. Hoje, ela e meus três netos moram comigo. Espero que aqui ela consiga também encontrar um trabalho” disse Eliane, que teve cinco pessoas da sua casa  alimentadas pelo restaurante, nesta quarta-feira.

No dia 25, as 19 cozinhas comunitárias do Prato Feito Carioca vão servir um delicioso almoço de Natal. Nos locais também serão distribuídos brinquedos para as crianças beneficiárias do projeto, dentro da campanha Prato Feito de Amor.

Além das novas unidades no Terreirão e em Cosmos, o Rio conta com cozinhas comunitárias na Maré, Realengo, Mangueira, Andaraí, Catumbi, Bento Ribeiro, Tanque, Costa Barros, Anchieta, Acari, Beira Rio, Vila Kennedy, Guaratiba, Campo Grande, Vila Aliança, Nova Sepetiba e Ilha do Governador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Recreio e Cosmos ganham duas cozinhas comunitárias do Prato Feito Carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui