Recuperação do Cais do Valongo será entregue à população nesta quinta-feira

O projeto em questão recebeu um investimento de R$ 2 milhões para a instalação de sinalização, painéis e novo guarda-corpo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cais do Valongo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Cais do Valongo, situado na Avenida Barão de Tefé, na Saúde, no Centro do Rio de Janeiro, será oficialmente entregue à comunidade, às 9h30, desta quinta-feira (23/11). O espaço, enraizado na área conhecida como Pequena África, carrega consigo a importância histórica de um sítio arqueológico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 2017.

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o local foi o principal ponto de desembarque de africanos escravizados, sendo redescoberto durante as obras do Porto Maravilha em 2011.

Com um investimento de R$ 2 milhões pela empresa State Grid Brazil Holding, o projeto de revitalização abrange a instalação de sinalização educativa, painéis expositivos e a substituição do guarda-corpo, visando preservar e contar a história desse importante ponto da memória nacional.

A cerimônia de entrega contará com a presença de autoridades do Governo Federal, incluindo o Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante. E além disso, representantes de 31 instituições, provenientes da sociedade civil e dos Governos Municipal, Estadual e Federal, que compõem o Comitê Gestor do Cais do Valongo, estarão presentes para marcar este momento histórico de valorização e reconhecimento da cultura e memória afro-brasileira.

Advertisement

Leia também

Proposta do BNDES para o Centro do Rio inclui calçadões e parque no Canal do Mangue

Há quarenta anos fazendo fantasias com materiais recicláveis, ex-empregada doméstica se destaca em concursos e tem fotos espalhadas pelo mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Recuperação do Cais do Valongo será entregue à população nesta quinta-feira

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui