Rede Favela Sustentável vai realizar intercâmbio sobre sustentabilidade

A ideia é possibilitar uma troca de saberes e culturais com a participação de mobilizadores comunitários de todo o país dialogando sobre diversos temas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira, 06/06, às 20h30, a Rede Favela Sustentável vai realizar 1º Intercâmbio Nacional da Rede Favela Sustentável sobre o tema Tecendo Sustentabilidade e Ampliando Saberes com Favelas, Quilombos e Aldeias. Será gratuito e online.

A ideia é possibilitar uma troca de saberes e culturais com a participação de mobilizadores comunitários de todo o país dialogando sobre diversos temas.

O intercâmbio conta com a participação de mobilizadores de suas comunidades em seis estados do Brasil—Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo— interpretação simultânea em inglês e espanhol (no Zoom) e muita troca cultural e de saberes!

Convidados

Almir Narayamoga Suruí – Projeto de Carbono Suruí – Terra Indígena Sete de Setembro – Cacoal/RO
Ben Hur Flores – Projeto Anjos e Querubins – Pelotas/RS
Jam Sankofa – AfroCiclos – Salvador/BA
‘Lia Esperança’ (Maria de Lourdes Andrade de Souza) – Vila Nova Esperança – São Paulo/SP
Maria Luiza Nunes – Quilombo Boca da Mata – Ilha do Marajó/PA
‘Tata Luandenkossi’ (Marinho Rodrigues) – Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze e Associação Gongombira de Cultura e Cidadania – Ilhéus/BA
‘Ticote’ (Francisco Xavier Sobrinho) – Associação de Moradores do Pouso da Cajaíba – Cajaíba, Paraty/RJ

Advertisement

Programação do evento

SESSÃO 1 — Roda de apresentações — Cada convidado especial terá alguns minutos para apresentar a si e sua iniciativa e responder perguntas sobre suas iniciativas por mobilizadores da Rede Favela Sustentável do Rio.

SESSÃO 2 — Roda de debates — Vamos debater o tema sustentabilidade com perguntas colocadas por mobilizadores da Rede Favela Sustentável e os convidados especiais, a partir dos temas: 1) Justiça Climática; 2) Moradia Sustentável; 3) Soberania Alimentar; e 4) Educação Socioambiental.

SESSÃO 3 — Roda cultural — Momento aberto para trocas culturais, espaço expositivo artístico-sensitivo, com reflexões e provocações coletivas. Esse momento será norteado pelas seguintes perguntas: O que é sua comunidade/favela para você? Quais memórias do seu território todos precisam saber? Qual a maior potência do seu território? O que faz unir a sua comunidade?

A Rede Favela Sustentável é uma rede formada por 400 integrantes, com mais de 195 mobilizadores comunitários de 127 favelas e comunidades do Grande Rio, trabalhando integrados na luta por justiça climática através da realização do potencial das favelas como modelos de comunidades sustentáveis.

Serviço:
O evento será em comemoração à Semana do Meio Ambiente, terça-feira, dia 06 de junho das 18-20h30.
Inscrições: bit.ly/InscricaoIntercambioRFS2023
Mais informações: bit.ly/IntercambioNacionalRFS

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rede Favela Sustentável vai realizar intercâmbio sobre sustentabilidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rede Favela Sustentável vai realizar intercâmbio sobre sustentabilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui