Rede Municipal do Rio volta às aulas já com celulares proibidos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Guilherme Oliveira / SME

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, mais de 660 mil alunos de 1.556 unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio iniciaram o ano letivo de 2024 na cidade do Rio. A novidade para essa volta às aulas é a proibição do uso de celulares pelos alunos em todos os espaços das escolas da rede municipal. Na sexta-feira passada, foi publicado decreto com a nova regra, que passa a vigorar dentro e fora da sala de aula. A proibição também vale em caso de realização de trabalhos individuais ou em grupo, mesmo fora da sala de aula, e durante os intervalos, incluindo o recreio. Os celulares e demais dispositivos eletrônicos deverão ser guardados na mochila ou bolsa do próprio aluno, desligado ou ligado em modo silencioso.

A principal mudança é a proibição do uso de celulares, inclusive na hora do recreio e nos intervalos. A ideia é garantir a interação humana e a convivência social, que são tão importantes quanto a aprendizagem. A comunidade escolar vai ter um período de 30 dias de conscientização, onde nós vamos realizar oficinas com os professores e alunos, para que todos possam se adequar às novas medidas. Os alunos devem dedicar seu tempo com os amigos, com os professores e não com o celular”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

O retorno às aulas é uma jornada desafiadora que demanda planejamento, com diversas etapas que ocorrem em sincronia dentro de um cronograma específico. A preparação para o primeiro dia de aula envolve ações complexas, desde a efetivação das matrículas dos alunos até a elaboração da proposta pedagógica, a produção e entrega de materiais didáticos, a organização da merenda escolar e ajustes na infraestrutura das instituições de ensino. Essa engrenagem de atividades visa garantir uma experiência educacional eficiente e acolhedora para os estudantes.

WhatsApp Image 2024 02 05 at 14.40.57 1 Rede Municipal do Rio volta às aulas já com celulares proibidos
Foto: Guilherme Oliveira / SME

Considerando que a rede municipal de educação é a maior da América Latina, os números envolvidos na operação de volta às aulas são impressionantes. A secretaria investiu aproximadamente R$ 100 milhões em uniforme e material escolar.? Serão entregues mais de 4 milhões de itens, destacando-se 1 milhão e 200 mil camisetas, mais de 1 milhão de bermudas e mais de 600 mil pares de tênis. Cada aluno recebe três camisetas, duas bermudas, cinco pares de meia e um par de tênis. Além do uniforme, os estudantes recebem o kit de material escolar, que é composto por cadernos de capa dura, lápis, canetas, apontadores, borrachas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola, régua, entre outros itens.

Advertisement

A SME também investiu muito em climatização. Foram R$ 140 milhões para o verão de 2024. Atualmente, das 1.556 unidades escolares na rede, 93% estão climatizadas. A secretaria está trabalhando para avançar cada vez mais e, para isso, vem executando um grande plano de ação. Já foram adquiridos mais de 5.000 aparelhos de ar-condicionado e foram realizadas manutenções corretivas em mais de 11.000 aparelhos existentes e nas instalações elétricas. Além disso, a SME tem solicitado à Light o aumento de carga para as escolas que precisam deste serviço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rede Municipal do Rio volta às aulas já com celulares proibidos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui