Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas deve começar a funcionar em 18 meses

Inicialmente, o trajeto será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). Totalizando 37km. Mas a ideia final é passar por 8 cidades e atender, aproximadamente, 300 mil pessoas diretamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Os ajustes no trecho entre Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ, apresentados pela concessionária FCA/VLI, foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicados no Diário Oficial da União com prazo de execução de até 18 meses. Contudo, o prazo pode ser antecipado dependendo do decorrer dos trabalhos. Na prática, isso significa que o Trem turístico Rio-Minas, em breve, estará funcionando.

WhatsApp Image 2021 07 30 at 17.16.24 Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas deve começar a funcionar em 18 meses
Diário Oficial da União

“Foram anos de espera e hoje, depois de muita luta, fé e determinação, podemos comemorar. Agradecemos a todos que nos apoiaram até o momento, em especial a Paulo Henrique do Nascimento, que foi o fundador da ONG Amigos do Trem e o grande idealizador do projeto Trem Rio-Minas. Agradecemos também ao Senhor Josemo, proprietário do Grupo Mil por acreditar e apoiar este sonho. Infelizmente não estão presentes fisicamente, mas foram os grandes responsáveis por essa conquista. Agradecemos também o apoio íntegro da concessionária Ferrovia Centro-Atlântica, Ministério Público de Minas Gerais, ANTT, DNIT, Sebrae, Sumicity, Grupo Mil, as prefeituras responsáveis pelos trechos e os membros voluntários da ONG Amigos do Trem e das regionais. Agradecemos pela credibilidade e o apreço que todos têm pela OSCIP Amigos do Trem. Somos gratos por todos acreditarem no nosso trabalho e no ser humano que somos e estamos nos tornando”, informa Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem.

Além da ONG Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras e órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto, que deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho. A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

Advertisement

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

No entanto, inicialmente, o trajeto inicial será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ). Totalizando 37km.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reforma de ferrovia é aprovada e Trem Rio-Minas deve começar a funcionar em 18 meses
Advertisement

61 COMENTÁRIOS

  1. Sou maquinista ferroviário a 34 anos ,trabalhei na formação do do trem paulista como era chamado na época em saída da central do Brasil na linha N da plataforma 13 por volta das 23:00 horas com destino a São Paulo , era um trem de luxo com passageiros ilustres e um ambiente nostálgico, no final dos anos 80 teve a sua última que só voltou algum tempo depois que a RFFSA foi privatizada e algum tempo depois voltou a circular tendo como seus gestores a empresa rodoviária Útil , do terminal ferroviário Barão de Mauá, na principal porta de entrada da cidade do Rio de Janeiro (Av Francisco Bicalho), só quem conheceu saber como era bonito e confortável o até então como era chamado trem de Prata.
    _ Eu costumo dizer que quem gosta de ferrovias que cada história que vivemos é uma história de amos escrita em duas linhas.
    _ gostaria muito de poder ver outra vez as nossas ferrovias entrarem em novo tempo com sua importância sendo reconhecida por nossos governantes e empresários de todo o país.

  2. Como eu gostaria que voltasse o trem de Barra Mansa ao Sul de Minas. Saudades de quando eu ia para Minas de Trem. Era quase um dia todo de viagem, mais só quem viajou neste trem, sabe o quanto era gostoso.

  3. Vmos torcer pra que esta matéria é desejos de todos., a revitalização do trem de passageiros pelo.Brasil.Sua importancia.em turismo,e tradição…Peço com carinho o trecho Rio/Ponte Nova….petropolis,serraria, TresvRios ,SsntanafoDederto ,Pequeri ,Bicas,zRochefo,São João Nepomuceno…. até Ponte Nova….Era..O 21…o Expresso. Noturno……vmos Lá….BOLSONARO.

  4. Infseel8zmente nao temos trem porque o maldito agro nao deixa. Pergunte a qualquer fazendeiro que acaba com o meii ambiente se este quer uma linha ferrea passando em suas fazendas.

  5. Pessoal o projeto é turístico. A modernização do transporte já nos leva aos Drones. Daqui a pouco voaremos em Drones retirados de mochila, com tecnologias voltadas a segurança e rapidez.

  6. O governo poderia pedir ser também na volta do Vera Cruz que fazia Belo Horizonte a Rio de Janeiro, era u trem prateado e muito luxuoso que passava em frente minha casa no Bairro das indústrias em Belo Horizonte, naquele tempo ele já era um trem de luxo.

  7. É uma pena que não seja BH / Rio de janeiro, pois já existe ferrovia pra isso ,viajo muito no sentido Minas/ Espírito Santo. O Trem da Vale e super confortável e abrange muitas cidades.
    Quem sabe um dia teria essa opção; fica a dica .

  8. No decorrer das décadas onde cada Presidente faz suas loucura , relembro o ambicionista e louco FERNANDO HENRIQUE CARDOSO , que assinou com sua caneta louca , o termino definitivo das atividades dos trens de passageiros aqui no Brasil.Que bom que novamente esta voltando ,PARABENS , sabemos que e’ difícil , mas já e’ um ótimo começo.

  9. Porque não voltar o trem mineiro, do trecho Barra Mansa X Lavras ? que é muito mais importante, chegava a transpotar quase 1000 pessoas por viagem.

  10. No princípio, fiquei feliz , pensando que seria BH a RJ, tava toda empolgada, mas, durou pouco ,pra ver, que o trem não sai de BH, mas, fazer oq né ! Quem sabe não vai demorar muito! Só nos resta esperar! Obrigado! Mesmo assim valeu!

  11. Bem, morei nessa região de Minas e sinceramente não entendo porque inaugurar o projeto por lá. Essa região não tem nada! Se você está dirigindo e no meio da estrada resolve parar para almoçar em Além Paraíba ou Cataguases, você vai sofrer para encontrar um local com comida decente. Comida “mineira”, pode esquecer!

  12. Como mineiro que eu sou, fico feliz com a notícia . Hoje eu resido no RJ mas porque não vai até Palma sendo essa cidade. Tão perto de recreio? Obs. Palma é minha cidade Natal

  13. Maravilhosas notícias são sempre bem-vindas! Para quem nunca escutou o barulho do chiado do trem ou para nós saudosistas de viagens inesquecíveis e que prezamos por passeios como espectadores de paisagens de tirar o fôlego! Café com pão, café com pão, café com pão….??

  14. Parabéns pela iniciativa !!”Principalmente aos que sempre acreditaram e lutaram para que esse sonho se tornasse realidade !
    Sabemos que há vários interesses envolvidos , mas, já é um BOM INÍCIO para um meio de transporte tão ESQUECIDO no ns. BRASIL !
    Obs: Só um detalhe aos comentários de alguns PESSIMISTAS : Este projeto é para FINS TURÍSTICOS !
    Portanto , não há necessidade de pressa na viagem , já que a finalidade é : COMTEMPLAR A NATUREZA , praticarmos o RELAXAMENTO E SEM DÚVIDA , Adquirirmos o APRENDIZADO !!???

  15. Parabéns pela iniciativa !!”Principalmente aos que sempre acreditaram e lutaram para que esse sonho se tornasse realidade !
    Sabemos que há vários interesses envolvidos , mas, já é um BOM INÍCIO para um meio de transporte tão ESQUECIDO no ns. BRASIL !
    Obs: Só um detalhe aos comentários de alguns PESSIMISTAS : Este projeto é para FINS TURÍSTICOS !
    Portanto , não há necessidade de pressa na viagem , já que a finalidade é : COMTEMPLAR A NATUREZA , praticarmos o RELAXAMENTO E SEM DÚVIDA , Adquirirmos o APRENDIZADO !!???

  16. Essa iniciativa deveria ser amplamente apoiada, isso é sonho para nós que temos um país lindo em beleza. NÃO consigo entender como o Brasil por todos esses anos deixou as ferrovias chegarem ao ponto de desmonte. O Brasil deveria ter trem passageiro inter estadual em todo seu território. Esse é o meu sonho.

  17. UUAUU, que maravilha!! Lembro bem queprimeiro mandato do Lula foi feito um projeto pra o retorno das ferrovias como meio de transporte de passageiros e nao apenas carga como praticamente tem sido desde ha muito.
    Mas sao tantos os entraves que pouca coisa se concretizou!
    Feliz com essa noticia e ansioso pra que as obras avancem a passos largos e em 2022 possa fazer a viajem a partir de Tres Rios!!

  18. Pessoal leiam direito a matéria! Não é trem de passageiro diário como meio de transporte, é trem turistico entre poucas cidades de Minas e Rio. Como Tiradentes e são João Del Rey. Por fvr não tem nada de Governo Federal, fazendo obras.

  19. Há uns 20 anos eu vou de trem pro Espírito Santo, todo mês de janeiro e é uma maravilha. A viagem é longa e cansativa, mas muito segura. Adoro!!!

  20. O trem turístico e maravilhoso as paisagens porque não ampliarem está o iniciativa para outras cidades de minas em para outros estados a economia iria crescer muito até mesmo diminuiria os acidentes nas estradas

  21. Trem bala rioxspaulo urgente. Abram edital internacional ganhador faz tudo: trens, estacoes, viadutos, pontes, treinamento, funcionarios brasileiros. Apenas passa 15% para governo . Depois faz RioxBH Resolvido. Chega de medinho de empresario de onibus e setor a3reo

  22. Tinhamos que trazer logo o trem bala RioxSPauloxCampinas. Concorrencia internacional.Ganhador traz trens, monta estacoes, faz viadutos nas Araras, contrata 90%de funcionarios brasileiros, treina, e passa 15% da receita para o governo federal. Pronto. Nao se gasta 1 centavo do contribuinte. Só vontade política pra comecar

  23. Tomara que além de reativar essas ferrovias, a malha ferrea seja expandida à nível Brasil. A parte ferroviária da nossa logística de transportes deixa muito a desejar.

  24. Que tristeza! Esse país já devia estar todo entrecortado de ferrovias, com trens modernos conectando, pelo menos, todas as capitais!
    Parabéns, contudo, para aqueles que vencem todas as barreiras para conseguir a revitalização de um pequeno trecho.

  25. Gostaria que fosse estendida até a Central do Brasil no Rio de Janeiro/RJ pois Três Rios fica longe para os moradores do Centro do Rio de Janeiro/RJ.

  26. Ainda tem gente que debocha,as nossas antigas ferrovias precisam ser reativadas.
    Se não gostou ? Monta no lombo de um jegue e boa viagem

  27. Muito feliz com essa notícia eu gosto demais do transporte ferroviário e tomara que volte mesmo e com força total.
    E também o trem do Rio x São Paulo que saia se eu não me engano da estação ferroviária da Leopoldina no centro do Rio.
    Parabéns aos responsáveis e para o Governo Federal que tem feito um grande trabalho em obras que estava paradas a anos por roubo de governos anteriores.
    Parabéns a todos viva ao retorno de transportes de passageiros de ferrovia.

  28. Quando vi o cabesario da matéria matéria trem rio minas, retornarei ao passado quando jovem fiz está viagem saindo de Barão de Mauá até Minas gerais viagem inesquecível..

  29. Muito bom! A única viagem de trem que fiz foi para São Paulo quando era adolescente. Acho a ferrovia um modal de transporte e turismo dos melhores. Parabéns aos envolvidos no projeto.

  30. Cabeça pequena a de vcs….. que sonho pequeno eim…. revitalizar apenas 37km…???? da vontade de chorar de rir…. quanto mais pra dentro de minas mais BELAS paisagens…. aí vc me faz um trecho onde o trem vai passar em mais de 5 cidades….???? pensa comigo…!!!! O trem vai ficar mais parado do que vao aproveitar a viagem vendo lindas paisagens…. ja calcularam a distância entre estas cidades? Só para um trem desenvolver uma celocidade de 34km/h leva quase 4 minutos…. pra ele reduzir chegando na estacao leva mais uns 5…. nao me leve a mal nao, Mas seu sonho é muito ruin. A viagem acaba sendo um tédio.

  31. Fiz algumas viagens do Rio de Janeiro pra Barbacena e eram lindas viagens. Quem sabe esse trecho volta a nos maravilhar com suas lindas paisagens

    • Parabens, deveriam ter sonhado grande e que benefico a mais pessoas, as melhores paissagens sao as de MINAS GERAIS, deveriam aproveitar e ampliar o tal sonho e levar esta proposta ao nosso MINISTRO DO – CIMENTO que esta fazendo obras no brasil todo, mas entendo que pensaram apenas no UMBIGO deles…. fazer o que neh….. aff

  32. O Brasil estava com mais de 40? graus de febre com os desgovernos passados. Hoje, já sem febre, o Brasil tenta equilibrar as contas, os gastos e ainda fazer mil obras, e sem deixar de dar assistência à população carente com o aux.emergencial. ??????

  33. Desejo e espero que este projeto inspire nossos homens de poder a enxergar que o transporte ferroviário deve ser usado, também, para fazer nossas riquezas circularem dentro do nosso país e não só para levar nossos produtos para o exterior

  34. Já estou esperando a um bom tempo para fazer esse passeio, inclusive já divulguei na minha família. Estamos ansiosos para fazer esse passeio.

  35. Só acredito vendo, com esses, governos que estão aí, só pensam em seus próprios umbigos, começam pelos seus parentes, nada contra mas deicham suas populações sem imprevistos, são poucos feitos, precisamos que nossos governantes façam mais, o trem já eram para ontem, em todo Brasil de Estados para Estados, já eram pra terem trens interligados, com passagens a custo para toda a população e sem muito roubo, com custos de passagens altas como já acontecem nas cidades Brasileiras, que para andar de trem, metrô, ônibus, são passagens exorbitantes por causas de tanto roubo feitos pelos nossos governantes. Seja ele vereador, deputados Estaduais ou Federais ou Federativos.

  36. Edivaldo, isso faz parte do passado ( pelo menos no que tá gê ao governo federal). Basta acompanhar o que o ministro Tarcísio vem fazendo. Obras que tinham 47 anos de começada sendo finalizadas. Basta não ter roubo que a coisa anda. Não podemos retroceder.

    • Verdade, o Tarcísio está fazendo uma revolução, tudo q estava parado está sendo movimentado, Bolsonaro não se preocupa em terminar as obras dos governos anteriores, tudo pelo Brasil, mas isso vc não vê na globolixo.

  37. Meu eu nem acredito . Estou muto feliz . Na minha infancia e adolescência eu faxia esse percurso para passarr as ferias escolar com minha familia na casa de meus avos paterno. E a melhor noticia que tive nos ultimos anos. Maravilhoso

  38. A iniciativa é bem vinda.
    Mas beira o ridículo ter um trem para passear e as crianças brasileiras conhecerem.
    Nenhum governo teve a coragem de começar um projeto ferroviário de passageiros.
    O motivo todos sabem.
    Torço para um dia poder ir ao menos à SP de trem.
    O trem em alguns trechos entre Estados é mais rápido que avião pois vc já sai de dentro da cidade e tem muito menos burocracia com malas, tickets, decolagem, aterrissagem.
    Mas a máfia das rodovias e aéreas não permitem a concorrência do trem.

    • Está tudo sendo reativado agora com o Bolsonaro, independente se eram obras paradas de outros governos, mas isso não passa na globolixo e Foice de SP.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui