Após uma década de espera e inúmeros trâmites burocráticos, as tão aguardadas obras de reforma do Convento de Santo Antônio, localizado no Largo da Carioca, no coração do Centro do Rio de Janeiro, finalmente vai começar. O processo foi marcado por uma série de desafios, incluindo a obtenção de licenças, estudos e pareceres de diferentes órgãos públicos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, uma vez que o Convento é tombado.
Comemorando seus 416 anos de existência, o Convento de Santo Antônio marcará o início das obras com uma missa solene, nesta terça-feira (27/02), celebrando não apenas o início da restauração, mas também a história e a importância cultural do edifício para a cidade do Rio de Janeiro.
A reforma incluirá melhorias significativas para facilitar a visitação ao prédio histórico, tornando-o mais acessível para todos os públicos. Entre as mudanças planejadas, destacam-se a troca e remodelação dos elevadores, a revitalização do túnel de acesso ao Convento e a instalação de outras adaptações táteis, visando proporcionar uma experiência mais inclusiva e enriquecedora para os visitantes.
O investimento total na reforma está estimado em R$ 2 milhões, sendo a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a principal financiadora do projeto. O prazo para a conclusão é de seis meses.
O convento é pertencente à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, localizado no alto do Morro de Santo Antônio e voltado para o Largo da Carioca. A construção forma, junto com a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais remanescentes da cidade.