O Governo do Rio de Janeiro entregou, na última quarta-feira (31/07), parte das obras de reforma do Museu do Ingá, em Niterói, Região Metropolitana fluminense. Os trabalhos foram realizados pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop-RJ).
Nesta primeira etapa, o serviço contemplou as salas dos cursos, oficinas locais, guarita de entrada e a casa de máquinas. Foi construído também um novo muro, que faz divisa com a faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), em substituição ao anterior que estava desmoronando.
Na reforma e manutenção do equipamento, estão sendo investidos quase R$ 3 milhões. O Museu do Ingá é administrado pela Fundação de Artes do Estado (Funarj), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ.
Durante a entrega, o presidente da Emop-RJ, André Braga, falou sobre a importância dos projetos e obras que estão sendo executados em parceria com a Secretaria de Cultura e a Funarj.
”Na vida, alguns pilares são extremamente importantes para todos nós. A Cultura tem o papel de perpetuar as ações das nossas vidas e a Emop tem o dever de manter”, disse.
Danielle Barros, secretária estadual de Cultura do RJ, agradeceu o trabalho da Emop na reforma do Museu do Ingá. Ela ressaltou o carinho e o cuidado do serviço realizado nas salas e oficinas que estavam paralisadas desde a pandemia.
O presidente da Funarj, Jackson Emerick, por sua vez, também elogiou a Emop-RJ na reforma de outros equipamentos, como a troca de todo o sistema elétrico dos teatros João Caetano e Glaucio Gill, e o projeto que está sendo desenvolvido para o futuro Museu do Rock, todos na capital.
Vale ressaltar que a entrega da primeira etapa da reforma ocorreu durante a cerimônia de lançamento do edital de R$ 5 milhões para os museus do estado.
A segunda fase dos trabalhos da Emop-RJ no Museu do Ingá prevê a pintura interna e a fachada do equipamento.