O Túnel Noel Rosa, a principal via que conecta a Grande Tijuca à Zona Norte do Rio, passou por obras de renovação realizadas pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Os trabalhos concluídos abrangeram o recapeamento das pistas das duas galerias, a restauração do sistema de drenagem e a instalação de nova sinalização. O custo total para os cofres municipais foi um pouco mais de R$ 21 milhões.
“A obra de revitalização do Noel Rosa foi essencial para essa importante ligação da Zona Norte. Mais uma obra entregue à população que agora passa com segurança num túnel claro, com bom asfalto, bem sinalizado e totalmente revitalizado” disse a Secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.
Os trabalhos de requalificação do Túnel Noel Rosa foram retomados em abril de 2022, após uma avaliação técnica da Infraestrutura que identificou a necessidade de intervenções devido ao desgaste causado pela poluição, infiltrações e pelo tempo de uso. Foram realizados reparos e melhorias no sistema de drenagem, além da limpeza e desobstrução das canaletas d’água. O túnel também passou por uma faxina, pintura, impermeabilização, e recebeu nova sinalização vertical e horizontal, além do recapeamento em toda a sua extensão de 720 metros.
“Essas obras foram muito importantes para os cariocas. Os moradores da Grande Tijuca utilizam muito o túnel e, sem dúvidas, com essa reforma sentirão mais segurança para usá-lo. Era um túnel considerado perigoso, portanto foi um trabalho fundamental que a Prefeitura do Rio agora entrega aos moradores. As Subprefeituras da Grande Tijuca e da Zona Norte, em conjunto com a Comlurb, fizeram um trabalho de limpeza nas encostas, ou seja, foi feito um trabalho completo, tanto do lado de dentro como na parte externa” afirmou o Subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.
Para aprimorar a iluminação e garantir a segurança dos motoristas e passageiros que trafegam pelo túnel, as paredes foram revestidas com placas de concreto claro, dificultando pichações e atos de vandalismo. Em 2022, o Noel Rosa já havia passado por uma modernização com a instalação de 863 luminárias de LED, bem como medidas de segurança, como a blindagem da rede elétrica e a instalação de projetores em sua parte central. Essas ações, realizadas pela Rioluz, fazem parte do projeto Luz Maravilha, uma parceria público-privada da Prefeitura do Rio que visa modernizar mais de 457 mil pontos de iluminação em toda a cidade com iluminação em LED.
“Estamos entregando um túnel novo, totalmente revitalizado. Ele é a principal ligação entre bairros do coração da Zona Norte. Era uma área conflagrada pelo crime, com muitos furtos e assaltos, mas após as melhorias acredito que conseguiremos diminuir os índices de violência nessa região” salientou o Subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
O prefeito trocou o concreto asfáltico da galeria R. Comprido/Cosme Velho do túnel Rebouças por um asfalto vagabundo.