Reforma em estação de esgoto na Praia de Copacabana começa nesta terça-feira

Obras na altura do Posto 5 da Avenida Atlântica vão incluir equipamentos que não recebiam manutenção desde as Olimpíadas de 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
DCIM100MEDIADJI_0273.JPG

A Estação Elevatória de Esgoto Parafuso, uma das estruturas mais importantes para o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul carioca, entra numa nova fase de seis meses de reformas, a partir desta terça-feira (18/06). As obras irão recuperar a estrutura interna e o sistema de bombeamento da estação, que se deterioraram com o tempo por causa da maresia e dos gases provenientes dos próprios dejetos.

Situada no canteiro central da Avenida Atlântica, na altura do Posto 5, a elevatória é responsável por encaminhar todo esgoto coletado pelo Interceptor Oceânico, e encaminhá-lo em direção ao Emissário Submarino de Ipanema, por meio de quatro bombas do tipo parafuso, cada uma com 2,5 metros de diâmetro e 12 metros de comprimento. Os trabalhos vão ocorrer a oito metros de profundidade e fazem parte das ações de recuperação do sistema de esgotamento sanitário da capital.

Em 2021, logo após assumirmos as operações, instalamos novos exaustores para eliminar o mau cheiro que exalava da estação e também modernizamos equipamentos. Hoje, a unidade é monitorada remotamente, 24 horas por dia, pelo nosso Centro de Operações Integradas, situado na Zona Portuária. Agora, esta segunda fase inclui a recuperação do concreto da laje de cobertura das câmaras que recebem o esgoto e dos parafusos metálicos de grande porte que servem para bombear os dejetos a cerca de nove metros de altura”, explicou José Maria Vaz, coordenador de Operações da Águas do Rio.

Advertisement

Tecnologia para mitigar mau cheiro

Na manhã desta segunda-feira (17/06), equipes da concessionária começaram a remoção do piso do canteiro central, que recobre a estação elevatória. Nesta terça-feira (18/06), um guindaste vai retirar o primeiro parafuso, um equipamento de nove toneladas, para ser limpo e restaurado. Para minimizar o impacto da abertura da estação na Praia de Copacabana, serão instaladas torres de centrifugação que lançam no ar uma solução que neutraliza o mau cheiro natural dos esgotos.

Até dezembro, os outros três parafusos passarão pelo mesmo processo. Será a primeira vez, desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, que as peças, com mais de 50 anos de existência e operação, serão removidas para restauração. Este processo não afetará o funcionamento da elevatória, já que normalmente ela opera com duas das quatro bombas, mantendo as outras duas como reserva estratégica. Nos dias agendados para içamento das peças e colocação na carreta, a CET-Rio realizará a interdição de uma faixa da Avenida Atlântica por algumas horas.

A Estação Parafuso é o trecho final do Interceptor Oceânico, túnel de 9 km de extensão que coleta grande parte do esgoto entre o bairro da Glória e Posto 5 e o direciona ao Emissário de Ipanema. Em 2022, após 52 anos sem limpeza e manutenção, cerca de 3 mil toneladas de resíduos foram removidas, permitindo que o coletor operasse em sua capacidade máxima. Essa intervenção foi fundamental para prevenir extravasamentos e contribuir para a melhoria da qualidade da água das praias, como as do Flamengo, Botafogo e Urca.

Desenho de pedras portuguesas voltará ao original

Para a execução das obras, a Águas do Rio recebeu a autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) para a remoção das pedras portuguesas da calçada no local da estação, que serão recolocadas durante a conclusão do trabalho por calceteiros especializados. A novidade é que o layout a ser refeito será o da paginação original, realizada pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 1970, responsável pelo desenho do famoso calçadão, que já não constava mais no local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Reforma em estação de esgoto na Praia de Copacabana começa nesta terça-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui