Refrigerante Mineirinho pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói

Criado no início da década de 1940, pelo químico Eugenio Auvray, a bebida começou a ser fabricada em Niterói, em 1946

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mineirinho / Divulgação

O lendário Refrigerante Mineirinho pode ser alçado à condição de Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói, após a aprovação, em primeira discussão, do Projeto de Lei do vereador Marcos Sabino (PDT), pelo plenário da casa legislativa da cidade, na sessão desta terça-feira (16).

Os frequentadores de bares e restaurantes de Niterói têm na bebida, feita à base de guaraná com chapéu de couro, uma das suas principais de opções de acompanhamento durante as refeições.

“Assim, nada mais justo que declarar a bebida como Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói.” justificou vereador Marcos Sabino. O Projeto de Lei seguirá para a segunda discussão e, se for aprovado, deverá ser analisado pelo prefeito Axel Grael (PDT), que deverá sancioná-lo ou vetá-lo em, até 15 dias úteis.

O Mineirinho foi criado em Ubá (MG), no início da década de 1940, pelo químico Eugenio Auvray. Sua produção passou a ser realizada em Niterói em 1946. A partir daí, o refrigerante se tornou uma das bebidas mais tradicionais da região.

Advertisement

Mesmo a sua produção tendo sido transferida para São Gonçalo, em 1978, o Refrigerante Mineirinho continuou sendo uma das bebidas preferidas dos niteroienses, passando a fazer parte da cultura da cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Refrigerante Mineirinho pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial de Niterói
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui