Refugiados venezuelanos se formam em curso de capaciatção profissional no Rio

Iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Rio e ONGs internacionais e brasileiras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Refugiados venezuelanos recebem certificados de cursos - (Foto: Divulgação)

A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) entregou neste sábado (11/02), em cerimônia do auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), 80 certificados de conclusão dos cursos Fala, Juventude e Papo de Futuro a refugiados venezuelanos com idade entre 15 e 29 anos, que vivem no Rio de Janeiro.

Os cursos fazem parte do Emprega JUV, programa de empregabilidade da pasta, que capacita e encaminha ao mercado de trabalho pessoas da referida faixa etária que estão em vulnerabilidade. A qualificação foi no Morro do Banco, no Itanhangá, Zona Oeste. Para acompanhar as ações

As aulas do Fala, Juventude proporcionaram aos jovens conhecimentos de arte e cultura. Já as turmas do Papo de Futuro propuseram reflexão e entendimento sobre aptidões vocacionais. A partir do reconhecimento de suas habilidades, competências e expectativas de futuro, os participantes tiveram a chance de desenvolver uma reflexão rica sobre eles e o mundo do trabalho, além de ações mais práticas sobre como fazer um currículo, se comportar em uma entrevista de emprego e como planejar o futuro. Durante o curso, os alunos receberam auxílio financeiro de R$ 187,40 e R$ 234,25.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura do Rio, a Organização Internacional para as Imigrações (IOM) e a ONG Aldeias Infantis SOS, que abrigam e dão suporte a refugiados vindos da Venezuela, por meio da fronteira internacional.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

“Prover os jovens com as ferramentas necessárias à conquista do mercado de trabalho é um dos vieses de trabalho da JUVRio. Nessa parceria, as possibilidades se estenderam também aos venezuelanos refugiados, e isso é ainda mais gratificante, por saber que a secretaria está viabilizando o início de uma nova vida a esses estrangeiros em nossa cidade”, destacou o secretário Salvino Oliveira.

Para não perder nenhuma oportunidade do Emprega JUV, basta acompanhar as notícias sobre cursos e oficinas da JUVRio na página da secretaria, nas redes sociais: www.instagram.com/JUVRio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Refugiados venezuelanos se formam em curso de capaciatção profissional no Rio

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui