Região Central do Rio recebe roteiro de arte urbana gratuito neste domingo

A programação de arte, que ocorre neste domingo (10/06), passará por grafites localizados em diversos pontos entre o Catete e a Lapa para apresentar as histórias das obras e contextualizá-las

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No domingo (11/06), o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) em conjunto com o artista Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio, promoverá um roteiro de arte urbana, que passará por grafites localizados em pontos diversos entre os bairros do Catete e da Lapa. O projeto propõe uma ressignificação do espaço urbano, além de apresentar as histórias das obras e contextualizá-las dentro do movimento artístico de rua.

O ponto de partida do roteiro será no grafite da exposição “Os Objetos e Suas Narrativas” do Museu de Folclore Edison Carneiro. Obra de autoria de Airá OCrespo e dos artistas Marcelo Ment e ACME. E a caminhada, que começa às 14h, se estenderá por aproximadamente três horas, passando pela Glória e por diversos pontos da Lapa, abordando variadas manifestações artísticas, como murais, pichações e intervenções. 

O público-alvo são pessoas de todas as idades que tenham interesse em consumir arte urbana, história e cultura. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita e deve ser feita previamente pelo Sympla

Ver a Rua, Ser a Cidade 

Advertisement

Airá Ocrespo atua há mais de 20 anos como grafiteiro e produtor cultural com um trabalho artístico autoral de estética figurativa permeado por mensagens provocativas. Uma de suas obras integra a coleção do Museu Histórico Nacional em exposição permanente e também em outra mostra permanente do Museu de Folclore Edison Carneiro. O artista possui pinturas em prestigiosas instituições, como a Sala Consular do Consulado Americano, no Rio de Janeiro, e o Palácio Guanabara. 

Roteiros Geográficos do Rio é um projeto, em atividade há 17 anos, que promove caminhadas em diversos pontos da urbe carioca sob múltiplos enfoques, explorando a geografia, a história, a arte, a cultura, a arquitetura, entre outros aspectos da nossa cidade. Atualmente, é conduzido pela professora e pesquisadora Melissa Anjos e pelo pesquisador, roteirista e produtor cultural Ruan Rocha.  

Serviço: Roteiro Ver a Rua, Ser a Cidade – Roteiro de Arte Urbana – Com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Região Central do Rio recebe roteiro de arte urbana gratuito neste domingo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Região Central do Rio recebe roteiro de arte urbana gratuito neste domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui