Região da Glória recebe grande ação de revitalização

A ação faz parte do projeto Dias de Glória, da Secretaria Municipal de Turismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rodrigo Andrade/Seconserva

A região da Glória está passando por uma grande revitalização. A Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul, está à frente dos trabalhos, que começaram neste sábado (11/06) com a reforma da praça onde fica o monumento a Marechal Deodoro e fresagem na Avenida Augusto Severo e na Rua Mestre Valentim. A ação faz parte do projeto Dias de Glória, da Secretaria Municipal de Turismo.

Ao todo, os serviços serão distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, o Largo da Glória e as ruas Antônio Mendes Campos, do Catete, do Russel, da Glória, Pedro Américo, Mestre Valentim e Teixeira de Freitas. Além de fresagem e recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso a áreas históricas e turísticas da região, serão executados serviços regulares de manutenção, como recuperação de pisos em pedras portuguesas e cimento, recomposição de saibro e grama, reposição de grelhas e tampões e recuperação de golas de árvores.

Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados. A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressalta a importância da região.

A Glória faz parte da história da fundação do Rio de Janeiro, pois foi cenário de batalhas entre portugueses e franceses pela posse da Baía de Guanabara. Suas belezas atraem turistas e encantam quem mora na cidade. É motivo de orgulho zelar por uma área tão especial”, diz ela.

As equipes da Conservação também farão a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Ainda na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos. “Monumentos de maior porte, como os de Pedro Álvares Cabral e Marechal Deodoro, serão restaurados em contratos separados, cujos projetos estão em processo de elaboração, pois priorizamos os grandes monumentos relacionados ao bicentenário da Independência”, explica Anna Laura.

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, destaca o diálogo com a população durante a elaboração do projeto. “O Dias de Glória é especial para mim, pois foi anunciado ao mesmo tempo em que comecei minha jornada como subprefeito. Para a sua implantação, busquei o diálogo com as lideranças locais. Ouvimos muita gente, incluindo os órgãos municipais. Podemos dizer que se trata de um projeto com planejamento participativo, que é fundamental. Tenho certeza que será um marco para uma nova realidade para o bairro”, afirma ele.

O secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano, afirmou que a Glória é um dos bairros que melhor congrega história, cultura, moradia e serviços: “com o Dias de Glória, nós estamos requalificando uma região que estava abandonada e, além desta importante recuperação da área, auxiliamos na recriação de um ciclo fortalecendo o turismo e, consequentemente a economia, gerando emprego e renda. A Glória deixará de ser um bairro de passagem para voltar a ter centralidade que jamais deveria ter perdido“.

O Dias de Glória é um programa fundamental para a cidade pois requalifica uma área que tem muita história e muito potencial turístico. Tenho o orgulho de ter idealizado o projeto quando estive na Secretaria Municipal de Turismo e fiquei honrado com o convite para estar presente hoje no lançamento das obras. Com o Dias de Glória, os moradores terão mais qualidade de vida e os turistas encontrarão uma área mais organizada, conservada e segura para visitar”, afirmou o ex-secretário de Turismo e pré-Candidato a Deputado Estadual, Bruno Kazuhiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Região da Glória recebe grande ação de revitalização

2 COMENTÁRIOS

  1. Estava fedendo a cocô e xixi outro dia que passei por esse canto e o Parque do Flamengo, então, ainda tinha um lamaçal… fora os acampamentos, ocupações de árvores sem critério algum se causa dano ou não, churrasquinho com carvão levantando fumaça…
    Quando que vão ajeitar aqueles trechos e colocar ordem???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui