Alunos do Colégio Estadual Nobu Yamagata, em São Pedro da Aldeia, e do Colégio Estadual Praia do Siqueira, em Cabo Frio, estão tendo a oportunidade de aprender sobre Biologia e Ecologia de uma forma diferente: observando aves em seu habitat natural. O professor Marcio Gonçalves desenvolveu o projeto “aula-passeio”, que leva os estudantes para a Lagoa de Araruama e a Ponta dos Cardeiros, onde eles podem observar as aves e aprender sobre sua importância para o ecossistema.
Aprendizado ativo e contato com a natureza:
“Por meio da ‘aula-passeio’, os estudantes têm a oportunidade de entrarem em contato direto com a natureza e, mais especificamente, com as aves e seu hábitat”, explica o professor. “Esse tipo de experiência vai além das quatro paredes de uma sala de aula, permitindo aos alunos vivenciarem uma atividade prática e não conteudista.”
Observação de aves e conscientização ambiental:
A observação de aves, além de ser uma atividade prazerosa, contribui para a compreensão da biodiversidade e das interações entre as espécies. O professor Marcio Gonçalves destaca que a atividade estimula o desenvolvimento de habilidades como o trabalho em equipe e a responsabilidade pelo meio ambiente.
Experiência marcante para os alunos:
Rafael Ayres, aluno da 3ª série do Ensino Médio, descreveu a experiência como incrível. “Foi uma experiência nova que me possibilitou conhecer mais sobre um local que eu nunca tinha visitado e avistar as aves com os binóculos. É muito bom ter um professor para ensinar sobre cada ave e ter a sensação de viver um dia como um observador de aves”, contou.