Região onde Flamengo quer construir estádio quase passou por grande explosão na época da ditadura militar

O Brigadeiro da Aeronáutica João Paulo Burnier elaborou um plano secreto de ações (entre elas a explosão do Gasômetro) para culpar movimentos de esquerda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Gasômetro de São Cristóvão / Crédito: Wikimedia Commons

Nos últimos dias, muitas notícias têm surgido sobre a construção de um estádio para o Flamengo na região do Viaduto do Gasômetro, na região central da cidade. Essa área tem uma história rica e um dos acontecimentos mais marcantes foi um que quase aconteceu.

O Viaduto do Gasômetro não tem esse nome à toa. É chamado assim porque passa ao lado de onde ficava o Gasômetro de São Cristóvão, inaugurado em 1911, e que teve as atividades encerradas no início dos anos 2000, por conta da popularização do gás natural.

“Outro fator que ajudou a contribuir para o fechamento de Gasômetro de São Cristóvão foram as constantes preocupações com explosões e eventuais incêndios de grandes proporções, que inclusive poderiam ameaçar o Viaduto e quem estivesse passando por ele”, frisa a pesquisadora Clara Rocha.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

Em 1968 aconteceu o caso mais famoso de ameaça de explosão. O Brigadeiro da Aeronáutica, João Paulo Burnier, durante a ditadura militar, elaborou um plano secreto de ações (entre elas a explosão do Gasômetro) para culpar movimentos de esquerda. A ideia, que ficou famosa como “Caso Para-Sar”, vazou e não foi posta em prática.

Advertisement

A ideia dos militares era colocar explosivos em diversos locais públicos do Rio de Janeiro, entre eles no Gasômetro. Imaginem o estrago que isso causaria… 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Região onde Flamengo quer construir estádio quase passou por grande explosão na época da ditadura militar
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. “Ditadura”? Ah, sim. Em Cuba, Venezuela… No Brasil? NÃO! Aqui teve REGIME militar, meus caros , que impediu que o maldito comunismo assassino se instalasse no país!!

    • Larga a mão de ser burro ou burra. A DITADURA militar foi repleta de casos de corrupção, deixaram doenças erradicadas voltarem a infectar brasileiros por negligência. Pra estar falando uma merda dessas ou não viveu, ou é privilegiado ou é burro mesmo.

  2. Pois que comecem as obras,aquele lugar precisa ser revitalizado. Assim também a Central do Brasil. Se podemos tirar coisas boas de atos ruins, agradeço a revitalização da zona portuária, está exuberante. Mas, ditadura, que ditadura ? Aí que saudade da ” ditadura” !

  3. Combustível não baixou garotão?! Rússia é o segundo maior produtor de petróleo do mundo, fizeram um bloqueio contra eles, o valor do barril vai baixar?!? Beira a ignorância se for ingenuidade sua… acha certo pagar 34% de imposto em um produto que influi no preço de tudo que consumimos?!? Engraçado, nos desastres que ocorrem, não vejo seu nome lá fazendo algo, mas os militares sempre estão… o jornal, só esqueceu de mencionar que nessa mesma região, já aconteceram vários assaltos, assassinatos, repleta de drogados pelo descaso de vários políticos durante décadas… ou que à esquerda, realizava roubos de cargas, sequestros, homicídios. Hoje, essa esquerda, foram os que realizaram o maior esquema de corrupção da história do nosso país… um erro, não justifica o outro, mas lembrar os erros apenas de um “lado” por nada?!? É sensacionalismo barato em putrefação…
    Obs.: você é mais um que se rebela por nada contra a instituição mais respeitada do país… mas quando precisar, vai chamar o Batman, né?!

  4. 100 anos depois os militares conseguem fazer coisas muito piores e culpam a esquerda…o ICMS…a guerra da Ucrânia…os governadores… entre tantos outros.

    Até quando teremos esses lesa pátria sanguessugas? Pelo inércia e cooptação de todos, pelo visto, por muitos anos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui