Regiões montanhosas do RJ registram quase 7ºC negativos neste outono

Morros e montanhas do estado se transformam em verdadeiros “poços de frio” em noites de tempo seco, aberto e sem vento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Nacional do Itatiaia

O outono no Rio de Janeiro tem sido de temperaturas amenas, com o sol brilhando durante a maioria dos dias e aquele friozinho assim que a noite chega. Na terça-feira (16/05), a capital fluminense registrou o recorde da temperatura mínima em 2023: 11,8°C no Alto da Boa Vista, às 6h30. Mas nos locais de maior altitude estado a temperatura caiu muito mais e abaixo de zero a ponto de ter feito quase 7ºC negativos.

A mínima registrada hoje na estação meteorológica do Parque Nacional de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no estado do Rio, foi de 6,9ºC abaixo de zero. Não muito longe dali, a mínima no município mineiro de Delfim Moreira foi de 5,2ºC abaixo de zero.

Outras estações na região também indicaram mínimas baixas na Serra do Mar, cadeia montanhoa no Rio de Janeiro, a temperatura desceu a 6,5ºC no Pico do Couto.

Segundo o Metsul, apesar de não haver uma massa de ar frio de forte intensidade atuando no Sudeste do Brasil, a atmosfera está por seca demais no Sudeste do Brasil. Na tarde que antecedeu a madrugada de frio de hoje a umidade desceu a 10% no Parque de Itatiaia e 12% em Caldas, no Sul de Minas.

Advertisement

Em áreas de altitude ou com variação de relevo, como a Mantiqueira, o ar mais frio (mais denso e pesado) escoa para as baixadas durante o processo de resfriamento noturno. Estas mínimas acabam sendo registradas por estações meteorológicas instaladas justamente em baixadas entre os morros e montanhas, que se transformam em verdadeiros “poços de frio” em noites de tempo seco, aberto e sem vento.

O ar extremamente seco com tempo muito aberto proporciona que esfrie ainda mais, como em desertos que são frios à noite e quentes durante o dia. Por isso, nestas localidades com frio extremo na madrugada as tardes são bastante amenas e agradáveis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Regiões montanhosas do RJ registram quase 7ºC negativos neste outono
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui