Relatos de uma visita ao Parque Olímpico da Barra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

IMG_3458

Na qualidade de Conselheiro da Juventude da Cidade do Rio, estive com mais três colegas no Parque Olímpico da Barra e no campo de golfe na última terça-feira (10 de maio). Foi uma visita técnica oferecida pela Secretaria Municipal da Casa Civil, a qual o Conselho é subordinado, em conjunto com o Conselho da Cidade – órgão com cerca de 300 conselheiros escolhidos pela própria Prefeitura.

À primeira vista parece estar tudo nos conformes. Arenas praticamente acabadas, assim como a infraestrutura do local. Alguns eventos testes já foram realizados, comprovando a eficácia das estruturas.

IMG_3403

Advertisement

Entretanto, infelizmente, do total de nove arenas, pudemos visitar apenas três. A “Arena do Futuro”, a “Arena Carioca 1” (são três, no total) e a arena onde serão realizadas as provas de natação. Todas as demais, como o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena do Pan, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis, por exemplo, foram deixados de lado.

IMG_3413

Em relação ao legado que será deixado, diversas estruturas serão desmontadas, como a nova piscina (será doada) e a Arena do Futuro (será transformada em quatro escolas públicas). As Arenas Carioca 1 e 2 servirão para espetáculos esportivos e culturais, tal como hoje é a Arena do Pan (atual HSBC Arena). A Arena Carioca 3 será transformada em uma escola municipal.

Um tema que não foi abordado durante a visita foi a situação da Vila Autódromo, situada logo ali ao lado do Parque Olímpico e sofrendo com remoções periódicas da Prefeitura. Por outro lado, foi dito que uma grande área do Parque será destinada à construção de novos condomínios em um momento posterior aos jogos.

IMG_3447

Já no campo de golfe, tudo muito bem, tudo muito bonito. Mas é gritante a presença de grandes empreendimentos imobiliários em uma clara demonstração de especulação imobiliária do local, logo ao lado do campo. Fora isso, o local já está praticamente pronto para os Jogos Olímpicos, apenas sendo feita sua manutenção e alguns ajustes finais.

Terminando a visita, um dos conselheiros perguntou ao responsável pela manutenção do campo sobre a presença de animais, tendo em vista que há uma área de proteção ambiental logo ao lado. A resposta foi de que há bastante vida animal, principalmente de duas famílias de capivaras que comem a grama e a deixam fora da altura ideal para a prática do golfe. Perguntado sobre o que faziam em relação a isso, a resposta do técnico foi “bom, infelizmente não podemos fazer nada além de espanta-las, já que elas são protegidas”.

Isso diz muita coisa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relatos de uma visita ao Parque Olímpico da Barra
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui