Menos de uma semana depois da reinauguração, o chafariz da Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, foi alvo de vândalos e precisou ser desligado neste domingo (02/01). Segundo informou a Secretaria Municipal de Conservação .O local onde fica o registro de saída do lago foi arrombado e aberto, fazendo com que a água não ficasse na altura mínima para permitir o acionamento das bombas.
A equipe de Gerência de Monumentos e Chafarizes foi acionada ainda no fim de semana e o trabalho de revisão das bombas e do comando elétrico do chafariz seguiu ao longo desta segunda-feira, 3 de janeiro. O equipamento foi religado na semana passada, após ficar quatro anos desligado, justamente por atos de vandalismo.
“Todos os chafarizes da cidade são acionados automaticamente, com timer, três vezes ao dia. Por causa do baixo nível da água, as bombas esquentaram e estão passando por revisão, assim como o comando elétrico do chafariz“, explica a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, que completa
“A Conservação zela pela cidade, mas é fundamental que a população colabore e denuncie atos de vandalismo. É lamentável que algo assim aconteça“.
Chafariz numa praça pública
Cadê a GM-Rio???
Diz a Constituição que é dever da Guarda Municipal a proteção dos bens e serviços públicos municipais… mas parece que estão mais preocupado com outros assuntos.
A ocasião faz o ladrão.
Mas nós sabemos bem qual parte da população fez isso né? Será que estavam atrás de partes de metais?