Relógio da Glória completa 118 anos, apesar das tormentas patrimoniais do Rio

Com quatro faces, os mecanismos do Relógio da Glória foram instalados pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Instalado durante a gestão do prefeito Pereira Passos, em 15 abril de 1905, o Relógio da Glória completou 118 anos, na última semana.

A peça fazia parte  do projeto de organização e revitalização do bairro da Glória, na Zona Sul do cidade, que incluía o saneamento do esgoto e a iluminação pública da capital federal.

Com quatro faces, os mecanismos do Relógio da Glória foram instalados pelo relojoeiro alemão Frederich Krussman. As peças que compõem o relógio são todas provenientes da França.

Já a coluna que sustenta a peça é esculpida em granito, estando sustentada por uma balaustrada de bronze, que havia sido retirada da Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Advertisement

Por seu valor histórico, o Relógio da Glória é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O equipamento fica na Rua da Glória, na altura no número 290.

Para os interessados, fotos em preto e branco tiradas pelo fotógrafo Augusto Malta podem ser consultadas no Portal Augusto Malta, subordinado à administração do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, através dos códigos: {CP/PP/AM/PC-163] – [CP/PP/AM/PC-161] – [CP/PP/PAM/PC-164].

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Relógio da Glória completa 118 anos, apesar das tormentas patrimoniais do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui