O relógio da Mesbla é um dos maiores ícones do Centro do Rio e da Lapa. E, após um bom tempo defeituoso, ele voltou a acender, esplendoroso. O imóvel hoje pertence à São Carlos Empreendimentos (Foto: Site Lapalear)

Quem anda e mora pelo Centro e pela Lapa vinha sentindo falta de olhar para o lindo edifício Art Déco onde um dia funcionou a icônica loja de departamentos Mesbla, e ver o seu grande relógio totalmente aceso e funcionando à noite. O prédio, em cuja loja hoje funciona uma imensa filial das Lojas Americanas, foi vendido anos atrás à São CarlosEmpreendimentos, braço imobiliário do bilionário Jorge Paulo Lehmann, e atual proprietário do prédio inteiro.

O relógio – que, pouca gente sabe, tem uma cópia miniatura em Paquetá, onde ficava a antiga colônia de férias da loja de departamentos que era famosa por vender de barcos a copos, e de aviões a televisores coloridos – vinha precisando de reparos já há algum tempo. “A gente tem que comemorar, pois este relógio, do jeito que estava, nem parecia que esta região anda melhorando“, disse ao Diário do Rio Mirtes Setembrina, que trabalha como auxiliar de limpeza num edifício próximo.

Na última semana, uma equipe grande de manutenção realizou a troca das lâmpadas e os reparos, deixando o velho relógio mais uma vez novinho e tinindo. O edifício chama atenção por ser um dos mais bem cuidados da área, e os freqüentadores vinham se perguntando quando seria feita a manutenção.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

A região vem recebendo grandes investimentos de grandes atores do mercado imobiliário: o Opportunity, de Daniel Dantas, construiu um mega empreendimento comercial, o Passeio Corporate, que vendeu em 2016 por nada menos que 491 milhões de reais. Agora, na mesma região está erguendo um edifício residencial de apartamentos compactos, chamado Hub. A empresa Multicentros comprou anos atrás o antigo cinema Metro Boavista. A rua das Marrecas, perpendicular à rua do Passeio, está sendo toda remodelada, com novas lojas. Outra grande atração da área é o antigo Cinema Palácio, hoje Teatro Riachuelo, que, antes da pandemia, vinha se destacando por ter atrações do agrado de um público de todas as idades.

O projeto Reviver Centro, da Prefeitura, se encontra em andamento, e, capitaneado pelo Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, busca incrementar a atividade no Centro, trazendo mais moradores para a área e melhorando a gestão do espaço público.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

1 COMENTÁRIO

  1. Lamentável,teve tanto tempo pra fazer isso. Logo agora com essa pandemia o povo sumiu do centro,nem se deram conta. Eu q sou de lá nem sabia disso.anda todo mundo sem estímulo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui