Nesta segunda-feira, 21 de outubro, a magistrada Renata Maria Nicolau Cabo foi empossada como desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), durante uma sessão do Órgão Especial. A cerimônia, realizada no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo, contou com a presença de magistrados, procuradores, promotores, defensores públicos, advogados, servidores, amigos e familiares. Renata Cabo ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Maurício Caldas Lopes.
A nova desembargadora foi selecionada a partir da lista tríplice de candidatos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e sua nomeação foi feita pelo governador Cláudio Castro através de um decreto publicado no Diário Oficial no dia 14 de outubro.
Um novo desafio após 32 anos de dedicação ao MPRJ
Renata Cabo, que atuou por 32 anos no Ministério Público, prestou juramento e assinou o livro de posse acompanhada pelo desembargador Custódio de Barros Tostes e pela desembargadora Lúcia Regina Esteves de Magalhães. O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, conduziu a cerimônia e exaltou a competência e dedicação da nova desembargadora.
“Estamos muito felizes em recebê-la aqui em nossa Casa, que agora também é sua. Sei que ela será uma excelente desembargadora e que estamos recebendo uma das melhores procuradoras, com um olhar diferenciado para o Judiciário,” afirmou o presidente.
Homenagem ao nome e trajetória de Renata Cabo
O desembargador Fernando Cerqueira Chagas fez uma homenagem especial, destacando a determinação e resiliência de Renata Cabo, que foi indicada em diversas listas tríplices ao longo de sua carreira.
“Renata significa renascida. Com muita resiliência e garra, você sempre renasceu dignamente nas sucessivas listas tríplices. Sua chegada à Corte é repleta de simbolismo, entrando com um lindo sorriso e trazendo renovação,” disse o desembargador.
Discurso emocionante de posse
Em seu discurso de posse, Renata Cabo expressou sua gratidão aos pais, Renato e Maria do Carmo, aos filhos Vicente e Isabel, aos irmãos Leonardo e Ana Paula, e ao companheiro Cláudio, que estiveram ao seu lado em todos os momentos de sua carreira. Ela reafirmou seu compromisso com uma magistratura séria, dedicada e pautada pela justiça.
“Prometo, diante de Deus e de Vossas Excelências, uma magistratura comprometida com a honestidade, o trabalho árduo, a humanidade no trato com todos, e a defesa dos direitos humanos e da Constituição da República,” declarou a nova desembargadora.
Trajetória profissional de Renata Cabo
Renata Cabo iniciou sua carreira no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em agosto de 1992, como promotora de Justiça, atuando em diversas comarcas como Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Itaguaí, e Duque de Caxias, além da capital. Em 2010, foi promovida a procuradora de Justiça, e desde 2016 atuava como titular na 3ª Procuradoria de Justiça da 21ª Câmara de Direito Privado.