Renata Rodrigues: Milton Cunha prepara edição triunfal do Baile Glam com homenagem à Iracema Pinto

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o evento que acontece neste domingo (27) na quadra da Unidos de Vila Isabel, com entrada franca, reunindo a nata dos destaques das escolas de samba do RJ

Foto: Divulgação/Baile Glam

O universo glamouroso dos destaques de luxo do Carnaval carioca é, há sete edições, o cenário escolhido por Milton Cunha para o Baile Glam, um evento que reúne os principais personagens que abrilhantam os desfiles das escolas de samba do alto dos carros alegóricos. Em sua oitava realização, a festa, que terá Rosa Magalhães como rainha e Haroldo Costa como rei, acontecerá na Quadra da Unidos de Vila Isabel, a partir das 17h do dia 27 de agosto, com entrada gratuita. Como já é tradição, a cada edição uma personalidade do segmento dá nome à celebração. Neste ano, a homenageada é Iracema Pinto, que escreveu seu nome na galeria de destaques dos Acadêmicos do Salgueiro por quase meio século.

”É uma alegria imensa dar vitrine a estes grandes artistas da folia que são os destaques de luxo, e isto, dentro de uma festa colorida, alegre e que relembra os antigos carnavais com todo o seu lirismo”, diz Milton Cunha idealizador do evento que tem apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura e da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Tendo como principal objetivo o resgate o luxo e glamour dos antigos carnavais, o VIII Baile Glam deste ano vai homenagear Iracema Pinto, cuja história com o GRES Acadêmicos do Salgueiro remonta à década de 1970, quando começou a desfilar pela escola, primeiramente em ala, posteriormente como destaque de luxo e, por fim, coordenando o grupo que esbanja beleza do alto das alegorias da vermelho e branco.

Nascida em 1941, Iracema Pinto deixou sua marca no mundo do samba ao fazer sua estreia triunfante na vermelha e branca em 1973. Sua primeira aparição foi na Ala dos Estudantes, a mais antiga e tradicional da escola, onde demonstrou sua paixão contagiante pelo Carnaval e por seu Torrão Amado.

Já em 1974, desfilou como destaque de ala, atraindo os olhares admirados dos espectadores e dos colegas foliões. No Carnaval de 1975, Iracema ganhou ainda mais destaque ao integrar a ala de Max Lopes, o célebre carnavalesco que também presidia uma das alas da escola. Sua chegada ao grupo de destaques aconteceu neste mesmo ano quando desempenhou o papel de uma das mulheres que compunham a corte do Rei Salomão, uma interpretação magistral trazida à vida pelo icônico Jésus Henrique. Essa atuação singular marcou a estreia de Iracema como destaque, coincidindo com a conquista do bicampeonato da escola.

Em 1996, desfilou pela última vez como destaque, deixando uma trajetória brilhante nas passarelas do Carnaval. Com a mesma dedicação e comprometimento que exerceu ao longo de sua trajetória como destaque de luxo assumiu a presidência dos Destaques do Salgueiro, uma posição de honra que ela ocupou com orgulho e devoção até seu falecimento em 2019.

Sua história é um testemunho vivo do amor apaixonado pelo Carnaval, da dedicação à cultura brasileira e do papel fundamental que os destaques desempenham na criação de memórias inesquecíveis no carnaval das escolas de samba.

”O baile é um evento importantíssimo para nós destaques, porque é o momento de mostrarmos o nosso trabalho, especialmente porque este tipo de ação valoriza os destaques de luxo que são parte fundamental da alegoria pois dão movimento e enriquecem o trabalho feito pelos artesãos do Carnaval”, diz João Helder, destaque do Salgueiro.

Sempre admirados pela elegância e requinte das fantasias que apresentam, destaques como Marcos Lerroy (Mocidade Independente), Luanda Ritz (Viradouro), Iran Chagas (Império Serrano), Amaro Sérgio (Vila Isabel) e Zezito Ávila, já confirmaram presença no evento regado a alegria, muito luxo e claro, samba.

A apresentação fica a cargo do trio formado por Milton Cunha, Meime dos Brilhos e Laiza Bastos, tendo a parte musical sob o comando do Grupo SER (Samba Enredo de Raiz). A classificação etária é livre.

SERVIÇO

VIII Baile Glam

  • Data: 27 de agosto de 2023 (domingo)
  • Horário: 17h
  • Local: Quadra da Unidos de Vila Isabel
  • Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 382 – Vila Isabel – Rio de Janeiro/RJ
  • Horário: a partir das 17h
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
Renata Rodrigues
Renata Rodrigues é jornalista. Nasceu em Teresópolis, mas adotou o Rio de Janeiro e por ele e por seu Carnaval foi adotada. Trabalhou em diversas empresas, em organizações do terceiro setor e em grandes agências e redações. Criou e coordena o Bloco Mulheres Rodadas. Atualmente, trabalha na Comunicação da Estação Primeira de Mangueira.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui