Renata Souza afirma que morador de rua dentro das favelas mostra incompetência dos governos

Ela promete reverter o quadro através da construção de 100 mil casas ofertadas de forma gratuita ou com aluguéis a preços acessíveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (11/11), durante campanha nos bairros da Taquara, em Jacarepaguá, Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, a candidata do PSOL à Prefeitura do Rio, Renata Souza falou sobre existirem moradores de rua dentro das favelas cariocas. 

O nosso país sob a tutela do bolsonarismo e da incompetência do Crivella chegou a tal ponto que temos moradores de rua dentro das favelas cariocas. É mais uma mostra da incapacidade desses governos reacionários”, afirmou a candidata.

Ela assegurou que reverterá o quadro com a construção de 100 mil casas e a oferta de forma gratuita ou com aluguéis a preços acessíveis. Para tanto, criará a Imobiliária Carioca, com a qual a prefeitura atuará diretamente no mercado imobiliário para interferir no valor dos imóveis.

O que temos hoje é absurdo, as pessoas não têm onde morar e as famílias vivem em condições precárias”, afirma.

Advertisement

A candidata diz que sua meta é ousada e possível somente por meio de um modelo verdadeiramente popular. A prefeitura primeiro vai construir as casas. Depois, conforme a necessidade e o público, as dará a quem não tiver condições e estiver em situação de rua. Ao mesmo tempo, venderá ou alugará a preço acessível, bem abaixo do mercado, a quem tem alguma condição. Dessa forma, esse valor ajudará a financiar e expandir o programa.

A previsão de Renata Souza é gerar 142.800 empregos, dos quais 57.300 diretos e 85.500 indiretos. Metade dessas habitações, 50 mil, será ofertada no Centro do Rio. O Programa Porto Moradia vai transformar a região do centro e a zona portuária, que hoje se encontra “abandonada e cheia de elefantes brancos”, como diz a candidata, em uma área residencial com “vida urbana pulsante”.

Aos moradores com os quais conversou, explicou que pretende usar o estoque de imóveis públicos com potencial de renovação do município.

Os imóveis públicos vazios e subutilizados serão reconvertidos para fins de moradia por meio de programas de locação social, onde o valor do aluguel é subsidiado pela prefeitura (ficando vinculado à renda familiar e não ao valor de mercado do imóvel) e a família que reside tem o direito à moradia garantido pelo poder público, o que protege o locatário dos processos de gentrificação promovidos pelo mercado imobiliário”, explicou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Renata Souza afirma que morador de rua dentro das favelas mostra incompetência dos governos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui